4. Círio de Nossa Senhora da Conceição: fé, devoção e amor na 105ª edição
Círio de Nossa Senhora da Conceição: fé, devoção e amor na 105ª edição Autor: Agência Santarém

Círio de Nossa Senhora da Conceição: fé, devoção e amor na 105ª edição

Alailson Muniz
Mais de 200 mil devotos percorreram as ruas da cidade

Na manhã deste domingo, 26, Santarém se iluminou com a grandiosidade e a emoção da 105ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Mais de 200 mil fiéis participaram desta celebração de fé, que iniciou às 7 horas e percorreu sete quilômetros, culminando na Catedral Metropolitana às 10h40. O tema deste ano, "Maria, Mestra da Fé e do Amor", ressoou nos corações dos devotos que acompanharam a emocionante procissão.

A partir da Igreja de São Sebastião até a majestosa Catedral Metropolitana, a cidade testemunhou uma demonstração de devoção, amor e gratidão. Os promesseiros, cumprindo suas promessas, expressaram suas emoções e agradecimentos por graças alcançadas. Doentes curados, sonhos realizados, lares abençoados - a jornada do Círio foi marcada por histórias tocantes e testemunhos de fé.

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, destacou a importância coletiva do Círio, ressaltando: "O Círio é feito por todos. Não é apenas um grupo, não é uma diretoria que faz o Círio. É cada um... O Círio também é um gesto de paz, uma paz que deve ecoar nos corações de todos. Uma paz pelo mundo."

Durante o percurso, 13 homenagens foram dedicadas à santa, simbolizando o amor e a devoção de diversas famílias que residem ao longo do trajeto. Os cordeiros, que se preparam com antecedência para participar ativamente da corda que guia a berlinda, testemunharam o poder da união e da devoção em sua jornada.

Ao final, na chegada à Catedral Metropolitana, as emoções transbordaram. Cansaço superado, calor suportado, dores vencidas e lágrimas de gratidão pintaram um quadro de fé e devoção inesquecíveis.

O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da primeira dama Celsa Brito, caminhou junto aos devotos e expressou sua emoção: "É um momento único em que sentimos a verdadeira essência da nossa cidade, unida pela fé e devoção. A prefeitura se organizou para garantir a segurança e a ordem, contando com equipes do SAMU, guardas de trânsito e agentes de limpeza, que prontamente atuaram para assegurar que tudo transcorresse em paz e segurança."

Assim, o Círio de Nossa Senhora da Conceição em Santarém transcendeu a religiosidade, tornando-se um símbolo de união, amor e esperança para todos os corações que se uniram nessa grandiosa manifestação de fé.