1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Defesa Civil monitora nível do rio Tapajós, após as fortes chuvas dos últimos dias
Defesa Civil monitora nível do rio Tapajós, após as fortes chuvas dos últimos dias Autor: Divulgação - PMS

Defesa Civil monitora nível do rio Tapajós, após as fortes chuvas dos últimos dias

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Nível do rio atingiu a cota de alerta nesta segunda-feira, 14, com 7,10 m.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), está monitorando de perto o nível do rio Tapajós. Nesta segunda-feira, 14, o rio atingiu a cota de alerta de 7,10 m. Em relação aos níveis históricos, o rio está 1,34 m abaixo da cota de 2024, 54 cm da de 2024 e 60 cm da de 2009.

Darlison Maia, titular da Comdec, explica que caso o nível do rio continue subindo, a Prefeitura fará visitas nas comunidades de várzea, pontos críticos por conta das enchentes.

"Caso tenhamos esta hipótese, podemos solicitar ao prefeito a decretação de situação de emergência. Mas no momento é apenas um alerta. Estamos nos programando, se continuar subindo, da forma como subiu nos últimos quatro dias, umas visitas nas comunidades mais próximas para fazer os registros fotográficos e inserir no sistema da Defesa Civil Nacional", disse.

O monitoramento, também, inclui contato permanente com presidentes de associações, cujas comunidades são as mais atingidas por enchentes.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), nos primeiros 14 dias de abril, Santarém já acumulou 161 mm de chuva, o que representa 35% da média normal para o mês.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.