1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Centro de Convenções Sebastião Tapajós é um marco para o desenvolvimento cultural e turístico de Santarém
Centro de Convenções Sebastião Tapajós é um marco para o desenvolvimento cultural e turístico de Santarém Autor: Agência Santarém

Centro de Convenções Sebastião Tapajós é um marco para o desenvolvimento cultural e turístico de Santarém

Alailson Muniz
Publicado em - Atualizado
Economia será dinamizada pelo turismo de mercado e recebimento de grandes eventos.

Na noite desta sexta-feira, 10, o governador do Pará, Helder Barbalho, ao lado do prefeito Nélio Aguiar e do secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, orgulhosamente, inaugurou o tão aguardado Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós, consolidando-se como um marco arquitetônico e cultural para o oeste paraense.

Centro de Convenções Sebastião Tapajós: impulso ao turismo, à cultura e ao desenvolvimento de Santarém e região.

 

O Centro de Convenções, erguido em uma área generosa de 10 mil metros quadrados, já desponta como uma referência na região, oferecendo um espaço amplo, moderno e equipado para impulsionar a cultura e o turismo na cidade e nos municípios circunvizinhos. O complexo foi projetado para acomodar uma variedade de eventos, desde acadêmicos e musicais até encontros de negócios, proporcionando uma experiência única em ambientes climatizados e divididos por setores. O terreno para a construção do Centro foi doado pela Prefeitura de Santarém e está localizado na Rodovia Fernando Guilhon, próximo ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca.

O governador Helder Barbalho destacou a importância do Centro de Convenções para a região.

"Este é um momento significativo para Santarém e todo o oeste paraense. O Centro de Convenções Sebastião Tapajós será um impulso vital para a cultura, o turismo e a economia local. Estamos comprometidos em oferecer infraestrutura de qualidade para impulsionar o desenvolvimento da região".

Com um investimento estadual de aproximadamente R$ 70 milhões, a execução das obras foi coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), gerando mais de mil empregos diretos e indiretos desde o início do projeto. Este empreendimento não apenas enriquece a infraestrutura da cidade, mas, também, contribui para o desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando oportunidades de emprego e renda para a comunidade local.

"É com grande alegria e satisfação que testemunhamos a inauguração do Centro de Convenções Sebastião Tapajós em Santarém. Este empreendimento é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do compromisso do governo com o desenvolvimento regional”, disse José Maria Tapajós, secretário regional de Governo.

O prefeito Nélio Aguiar expressou sua gratidão pelo investimento no desenvolvimento da região.

"Em nome da população de Santarém, agradeço ao governador Helder Barbalho por este presente para a nossa cidade. O Centro de Convenções será um catalisador para o crescimento cultural, turístico e econômico, refletindo positivamente em toda a comunidade," disse o gestor.

"O Centro de Convenções não apenas enriquecerá o cenário cultural e turístico de Santarém, mas, também, se tornará um hub para a realização de eventos que atrairão visitantes de toda parte. Estamos confiantes de que esta iniciativa se traduzirá em oportunidades econômicas significativas para os habitantes locais”, complementou Nélio Aguiar.

O Centro de Convenções presta homenagem a um ícone da música paraense, Sebastião Tapajós, cujo nome batiza o complexo. Nascido em Alenquer e criado em Santarém, Tapajós foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores músicos brasileiros pela Academia Brasileira de Letras em 1992. O compositor faleceu em 2 de outubro de 2021.

O evento de inauguração contou com a presença de autoridades locais, representantes da comunidade e diversos segmentos da sociedade, todos testemunhando a concretização deste projeto que promete impulsionar o potencial cultural, turístico e econômico de Santarém e região. O Centro de Convenções Sebastião Tapajós já se posiciona como um legado duradouro para as gerações futuras.

Estrutura

Com espaço amplo, moderno e equipado, o Centro de Convenções foi construído em uma área de 10 mil metros quadrados. É um ambiente climatizado e dividido por setores, como o pavilhão de eventos, auditórios com capacidade para até 1.200 pessoas, blocos administrativos, praça de alimentação, camarins, área VIP, oito salas multiuso, sala de imprensa e uma ampla área para estacionamento.

O local conta com praça de alimentação com capacidade para 360 pessoas, e, ainda, camarins, área vip, sala de imprensa, auditório, um galpão de eventos e um amplo espaço para estacionamento. A Obra gerou  aproximadamente mil empregos diretos e indiretos durante a construção.

CredCidadão, Sua Casa, Qualifica Pará e CAF Jurídico para agricultores

O governador Helder Barbalho entregou nesta sexta-feira (10), em Santarém, no Oeste do Pará, 461 benefícios do programa habitacional “Sua Casa”, 20 motocicletas adquiridas a partir da linha de microcrédito CredCidadão Mototaxista Pai D’Égua, e 400 certificados do Programa Qualifica Pará. O pacote de ações socioeconômicas, que atendeu mais de 880 famílias de uma única vez, integrou a agenda de trabalho do governador no município, onde ele também entregou o Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós, para incentivar o turismo e a cultura no município, além de homenagear o grande violonista da região, Sebastião Tapajós.

O “Sua Casa” é gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, como extrema pobreza e vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.).

O Programa contempla também idosos, famílias de pessoas com deficiência e outros casos avaliados pela Cohab. Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei para serem inscritos.

O governador também entregou certificados a alunos concluintes dos cursos oferecidos pelo Programa “Qualifica Pará”. Foram certificados alunos de 20 turmas do seguintes cursos: Garçom e Garçonete, Instalador Hidráulico, Culinária Básica, Artesanato em Cerâmica, Chapista e Atendente de Lanchonete, Habilidade em Salão de Beleza, Mecânica de Motocicleta, Produção de Bolsas e Sandálias, Pintor de Obras e Piscicultura.

Com o objetivo de impulsionar a inserção e reinserção no mercado de trabalho, o “Qualifica Pará” conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. São 1.452 turmas e 45 cursos, que já atenderam 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses.

Durante a solenidade, 144 famílias de agricultores familiares da Cooperativa de Produtores e Agricultores Familiares da Comunidade Boa Esperança (COOPBOA) foram beneficiadas, nesta sexta-feira (10), com a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Modalidade Pessoa Jurídica, pelo governador Helder Barbalho, acompanhado pela vice-governadora, Hana Ghassan.

As famílias, constituídas por agricultores familiares tradicionais, extrativistas e quilombolas, são atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por meio do Escritório Local de Santarém.

Matéria com informações da Agência Pará de Notícias

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.