Faltando uma semana para o Natal, os comerciantes que atuam nas dependências do Mercadão 2000, no bairro da Aldeia, já esperam ansiosos pelos consumidores. É que nesse período cresce a procura pelos produtos que integram a ceia de fim de ano e confraternizações.
A vendedora Mariah Barroso conta que nos últimos dias, a movimentação na área do mercado vem crescendo. Ela relata que no setor de pescado a busca tem sido principalmente por camarão. "As pessoas tem procurado por camarão rosa e pelo camarão descascado, para fazer cremes. O outro item procurado é o pirarucu defumado, usado no pirarucu na casaca. As outras opções em oferta são bacalhau bastante utilizado nas saladas, paejas e frutos do mar".
Boa parte dos produtos vendidos no Mercadão 2000 são de fora de Santarém. O camarão, por exemplo, vem de Fortaleza, do Maranhão e também das cidades de Breves, Almerim, Gurupá e Prainha. O preço varia de acordo com o tamanho, mas gira em média de R$ 10 a R$ 20.
Mas os clientes que vão a feira esse período não procuram somente gêneros alimentícios. Na Cabana da comerciante Izete Rodrigues, especializada em banhos e outros itens, muita gente tem ido buscar produtos para as simpatias de fim de ano. "As pessoas tem procurado principalmente pelos banhos de limpeza e chama felicidade, assim como os de bons fluídos e para desatrapalhar a vida. Desde o início do mês de dezembro muita gente passou por aqui. Esse hábito de tomar os banhos é uma cultura da nossa região", disse Izete.
O Mercadão 2000 conta atualmente com 620 boxes, divididos nos setores de: peixes, carnes, vísceras, farinha, frutas, verduras, comércio geral, minishopping, camarão e piracuí.
"Estamos acompanhando a movimentação dentro do mercado. Nesse mês de dezembro já notamos um grande aumento no número de clientes, principalmente nos finais de semana", ressaltou Ronie Coutinho, administrador do Mercadão 2000.