O Unicef Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, governos estaduais e municipais e organizações da sociedade civil realizam em julho duas oficinas e um seminário sobre saúde e nutrição com foco na população refugiada e migrante venezuelana.
As orientações foram repassadas por consultores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e objetivaram o fortalecimento das competências familiares e de cuidadores de crianças santarenas e venezuelanas na alimentação e hábitos saudáveis até os dois anos de idade. O tema imunização também foi bem orientado.
"Estamos reafirmando o compromisso que temos com a Prefeitura de Santarém e estamos com um processo de formação sobre a importância da alimentação na primeira infância até os dois anos de idade voltados aos cuidadores e técnicos para que eles estejam com competência desenvolvidas com conhecimento e que possam repassar para as famílias das crianças e os demais cuidadores sobre esse importante tema. Estamos priorizando a questão de preparar os profissionais que estão acolhendo os venezuelanos e também a rede de acolhimento para que possamos orientar os passos necessários para uma vida saudável", pontuou o oficial de saúde, HIV e primeira infância Antônio Carlos Cabral que esteve também dividindo as orientações com a consultora do Unicef de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil e HIV Marcela Lemgruber.
"O Unicef vem nos dando apoio na questão do acolhimento dos venezuelanos prestado pelo município e veio repassar as boas práticas de alimentação para os servidores que fazem esse acompanhamento nas nossas duas casas de acolhimento e demais que trabalham com esse público que é prioritário que são as crianças em sua fase inicial da vida. A alimentação saudável deve ser uma prática de todos nós”, destacou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial Adriana Encarnação, a parceria com o Unicef têm sido muito importante na questão de orientações e apoio ao município. "Como trabalhamos com o acolhimento em nossos equipamentos da Assistência Social com o público de violações de direitos, essa manipulação de alimento é importante para que os colaboradores da cozinha, os cuidadores possam estar preparados para orientar na questão da manipulação e higiene adequada para que possamos repassar aos usuários essa importância."
Durante o curso foi aplicada a metodologia do Guia publicado pelo Unicef para a disseminação dos conhecimentos contidos na publicação "Os 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis – do nascimento até os dois anos de idade", conteúdos de imunização e orientações para o trabalho com as famílias santarenas e migrantes e refugiadas venezuelanas.