4. Delegação da União Europeia conhece projetos desenvolvidos pelo município de Santarém
Delegação da União Europeia conhece projetos desenvolvidos pelo município de Santarém Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Grupo de diplomatas foi recebido na Prefeitura para conhecer ações bem-sucedidas desenvolvidas, tendo à frente a gestão pública.

Um grupo de diplomatas europeus participou de reunião com representantes da Prefeitura, na quarta-feira, 14, para conhecer e visitar projetos financiados pela União Europeia, cujo objetivo é melhorar as condições de vida de populações tradicionais, em Santarém e na região Oeste do Pará, além de fortalecer suas organizações produtivas e promover a viabilidade econômica da floresta em pé. A comitiva também busca conhecer ações bem-sucedidas de bionegócios e manter reuniões com entes governamentais e da sociedade civil.

Representantes da União Europeia conheceram os projetos desenvolvidos pelo município.

Entre os projetos apresentados está o Termo de Cooperação Técnica assinado entre Santarém e o município de Guimarães (Portugal), com o objetivo de fortalecer as ações de combate à violência doméstica e proteger a mulher. Por meio de uma plataforma digital, desenvolvida com o apoio da cidade portuguesa, será possível fazer a inclusão socioprodutiva de mulheres atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará.

Essa parceria integra o projeto InovaJuntos que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras e portuguesas, além de expandir a inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Regional e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos de Inovação Cultural e Social.

Roselene Andrade, técnica do InovaJuntos.

"A plataforma contribuirá decisivamente para a inclusão econômica de mulheres vítimas de violência doméstica. Ela dará suporte a elas e unirá diferentes serviços, diferentes atores, entre os quais empresas e o Sistema S. Esta reunião foi importante para avançar com esta parceria", avaliou Roselene Andrade, técnica do projeto InovaJuntos.

Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, representou o prefeito Nélio Aguiar, e citou importantes avanços que o município tem realizado em diversas áreas, colaborando para que mais cidadãos recebam os serviços públicos. A secretária destacou a alimentação escolar, em que Santarém, também, é referência.

Celsa Brito detalhou experiência municipal sobre alimentação escolar.

O município foi uma das cinco cidades brasileiras selecionadas para participar do projeto Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares, como parte dos diálogos setoriais da União Europeia - Brasil. A iniciativa é desenvolvida pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Instituto Comida do Amanhã, ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.

"Uma das experiências exitosas e de destaque da gestão do prefeito Nélio Aguiar foi justamente a alimentação escolar, mesmo durante a pandemia. Com as aulas presenciais suspensas, as nossas crianças e jovens, matriculados nas escolas da rede, receberam toda a assistência necessária. Isso demonstra o compromisso do governo, pois proporcionar qualidade na alimentação é das mais importantes missões que nós, enquanto gestão, temos, pois, na maioria das vezes, é a principal alimentação do dia. Nós, também, temos uma experiência premiada que é a do Restaurante Popular, que fornece almoço, a preço baixo, para toda a população de Santarém, principalmente aquela em situação de vulnerabilidade social", exemplificou Celsa Brito.

A ministra Ana Beatriz Martins, chefe de Delegação Adjunta da União Europeia, demonstrou muito interesse sobre as parcerias da Prefeitura de Santarém em apoio às comunidades tradicionais e povos originários do município e destacou a importância dada pela União Europeia à bioeconomia. A troca de experiências e de boas práticas com cidades europeias é incentivada pela UE dentro de projetos como o InovaJuntos, coordenado pela CNM que escolheu Santarém como o coordenador do cluster de desenvolvimento econômico.

Além da titular da Semtras, Celsa Brito, e da técnica Roselene Andrade, participaram da reunião, representando a Prefeitura de Santarém, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Ronan Liberal Jr., e o chefe de Gabinete, Paulo Jesus.

A delegação da União Europeia foi representada por: Ana Beatriz Martins (ministra/chefe de Delegação Adjunta); Jéssica Vieira (Assistente); Maria Cristina Araújo (gerente de Projetos); Judith Schildberger (ministra-conselheira/chefe de Missão Adjunta - Áustria); François Moureau (conselheiro/chefe de Missão Adjunto - Bélgica); Gordana Sermek (ministra plenipotenciária/chefe de Missão Adjunta - Croácia); Álvaro Duque (ministro-conselheiro/chefe de Missão Adjunto - Espanha); Ahti Törrönen (conselheiro/chefe de Missão Adjunto - Finlândia); Olivier Fontan (ministro-conselheiro/chefe de Missão Adjunto - França); Audra Ciapiené (cônsul-geral - Lituânia); Stephen Mario Cachia (conselheiro/chefe de Missão Adjunto - Malta); Sandra Cristina Maltez (ministra-conselheira/chefe de Missão Adjunta - Portugal) e Sten Engdahl (ministro-conselheiro/chefe de Missão Adjunto).