Noite do pijama é uma festa em que um grupo de pessoas é convidado a passar à noite na casa de um anfitrião, seja em colchonetes na versão mais simples ou até mesmo dentro de cabanas onde podem se sentir em um verdadeiro acampamento junto com os amigos. Pode ser para comemorar um aniversário ou somente para se reunir e se divertir, geralmente com jogos, brincadeiras, pipoca, brigadeiro, dança e filme para finalizar à noite, ou ainda, outras brincadeiras, dependendo do local e da finalidade do evento.No caso da Noite do Pijama realizado pela direção da Unidade Municipal de Educação Infantil Dr Ubirajara Bentes de Souza, do dia 30 de novembro para o dia 1º de dezembro, programada para crianças e segundo a coordenadora da unidade, professora Ana Amélia, a iniciativa foi excelente. Principalmente porque conseguiu total apoio da Semed e da coordenação da Educação Infantil, das famílias, dos servidores e dos voluntários envolvidos."Sem esse apoio seria impossível realiza a programação", reconheceu.
Ana Amélia relatou que foi perceptível a expectativa de todos. Segundo ela, tudo era novidade desde a chegada das crianças com as famílias, a participação e o café da manhã. Na saída das crianças ao serem questionadas se já queriam ir p casa, ninguém se prontificou. "Acredito que por ser a única instituição publica a realizar esse tipo de evento naquele dia, conseguimos a participação voluntária até de professores de outras instituições, com a devida autorização dos pais por confiarem na equipe que estava organizando o evento", destacou.
A coordenadora da Umei Dr. Ubirajara ressaltou ainda, que a parceria entre família e instituição é indispensável para a realização de projetos dessa natureza, que requer muito cuidado e zelo por parte das pessoas que estão à frente. "Nada pode dar errado, principalmente, com relação à segurança e a integridade das crianças", ressaltou.
Quanto ao aprendizado foi um desafio grande, porém gratificante. Ana Amélia disse que a iniciativa ajuda na construção da autonomia da criança, uma vez que o evento promoveu atividades de socialização e, sobretudo, a interatividade entre crianças e adultos fora do contexto familiar, fazendo com que os vínculos afetivos sejam fortalecidos. Entre outros aprendizados fica também o convívio, mesmo que repentino, com "duas crianças com deficiência que participaram do evento e isso me deixou muito emocionada", registrou.
A coordenadora da Umei Dr. Ubirajara Bentes de Souza também falou do ano letivo de 2018. Para ela, levando em consideração a atual conjuntura da crise econômica, que atingiu praticamente todos os setores educacionais, mesmo assim, consegui fazer na base da superação uma gestão positiva e propositiva. Ana Amélia disse também que os desafios lhes deram coragem e a vontade de vencer foi fortalecida e assim, sente-se aliviada com um sentimento do dever cumprido. "Faltou pouco para fecharmos o nosso ano letivo com chave de ouro", concluiu.