Na primeira viagem 3.354 pessoas foram atendidas com 6.483 procedimentos.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Abaré segue nesta segunda-feira (20), para cumprir mais um cronograma de viagens pelas comunidades ribeirinhas do município. A embarcação aporta amanhã (21) na comunidade de Vila Franca e deve percorrer, por 10 dias, 40 comunidades da região do Tapajós. A última comunidade a ser visitada nessa etapa das viagens será a comunidade de Samaúma, no dia 31 de agosto, encerrando mais um ciclo de atendimentos de saúde nas comunidades daquela região.
Saiba Mais:
A primeira viagem do Abaré oficialmente como Unidade Básica de Saúde Fluvial ocorreu no dia 18 de junho, graças a assinatura de um termo de acordo de cooperação mútua entre a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Através da parceria, a embarcação continua sob a administração da Ufopa que tem a responsabilidade de manutenção e guarda e a Prefeitura, através da Semsa, faz a utilização nas ações de saúde junto às comunidades ribeirinhas do município.
De acordo com a assessora técnica da região de rios da Semsa, enfermeira Eulália Ramos, com uma equipe de multiprofissionais, dentre eles: médico, odontólogo, técnico em saúde bucal, enfermeiro, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, agente comunitário de saúde, agente de endemias, farmacêutico e pessoal de apoio, a Semsa disponibiliza aos moradores das comunidades visitadas: consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), verificação de pressão arterial, vitamina A, albendazol, vacinação humana e animal, consultas de pré-natal, programa de crescimento e desenvolvimento infantil, planejamento familiar e visitas domiciliares.
Segundo ela, na primeira viagem da embarcação foram atendidas na região do Tapajós, 3.354 pessoas e realizados 6.483 procedimentos. "As ações visam atender melhor a população ribeirinha do nosso município, dando oportunidade aos moradores do interior a também receberem atendimento de saúde humanizado e de qualidade", concluiu a enfermeira.