1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. UBS Abaré segue para segunda etapa de visitas às comunidades do Tapajós
UBS Abaré segue para segunda etapa de visitas às comunidades do Tapajós Autor: Desconhecido

UBS Abaré segue para segunda etapa de visitas às comunidades do Tapajós

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Na primeira viagem 3.354 pessoas foram atendidas com 6.483 procedimentos. A Unidade Básica de Saúde...

Na primeira viagem 3.354 pessoas foram atendidas com 6.483 procedimentos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Abaré segue nesta segunda-feira (20), para cumprir mais um cronograma de viagens pelas comunidades ribeirinhas do município. A embarcação aporta amanhã (21) na comunidade de Vila Franca e deve percorrer, por 10 dias, 40 comunidades da região do Tapajós. A última comunidade a ser visitada nessa etapa das viagens será a comunidade de Samaúma, no dia 31 de agosto, encerrando mais um ciclo de atendimentos de saúde nas comunidades daquela região.

Saiba Mais:

A primeira viagem do Abaré oficialmente como Unidade Básica de Saúde Fluvial ocorreu no dia 18 de junho, graças a assinatura de um termo de acordo de cooperação mútua entre a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Através da parceria, a embarcação continua sob a administração da Ufopa que tem a responsabilidade de manutenção e guarda e a Prefeitura, através da Semsa, faz a utilização nas ações de saúde junto às comunidades ribeirinhas do município.

De acordo com a assessora técnica da região de rios da Semsa, enfermeira Eulália Ramos, com uma equipe de multiprofissionais, dentre eles: médico, odontólogo, técnico em saúde bucal, enfermeiro, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, agente comunitário de saúde, agente de endemias, farmacêutico e pessoal de apoio, a Semsa disponibiliza aos moradores das comunidades visitadas: consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), verificação de pressão arterial, vitamina A, albendazol, vacinação humana e animal, consultas de pré-natal, programa de crescimento e desenvolvimento infantil, planejamento familiar e visitas domiciliares.

Segundo ela, na primeira viagem da embarcação foram atendidas na região do Tapajós, 3.354 pessoas e realizados 6.483 procedimentos. "As ações visam atender melhor a população ribeirinha do nosso município, dando oportunidade aos moradores do interior a também receberem atendimento de saúde humanizado e de qualidade", concluiu a enfermeira.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.