4. "Turismo na Escola" leva estudantes até atrativos turísticos de Santarém
"Turismo na Escola" leva estudantes até atrativos turísticos de Santarém Autor: Desconhecido

"Turismo na Escola" leva estudantes até atrativos turísticos de Santarém

Agencia Santarém

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Fluminense receberam nesta segunda-feira (23) atividades do projeto "Turismo na Escola" que visa sensibilizar estudantes da rede municipal de ensino, sobre a importância da conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental para a sustentabilidade da atividade turística em Santarém. O projeto da Prefeitura de Santarém, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), oportunizou aos participantes, um passeio de ônibus, para conhecer alguns atrativos turísticos urbanos, a Vila Turística de Alter do Chão e a Escola da Floresta.

Para a coordenadora da seção de eventos da Semtur, Mônica Carvalho, a programação permitiu que os alunos conhecessem de perto os atrativos turísticos que encantam os turistas que vistam Santarém. "Na programação os participantes puderam vivenciar as experiência dos turistas que visitam Santarém, pois para que haja a consciência que o projeto propõe é preciso que o nosso público-alvo (os alunos), possam perceber o grande potencial que Santarém tem, para ao desenvolvimento sustentável da atividade turística", destacou.

O secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, informou que o "Turismo na Escola" faz parte da estratégia para o fortalecimento do destino Santarém e a inclusão dos estudantes da educação básica do município, no processo de conscientização da preservação dos atrativos naturais, culturais e patrimoniais, cria um ambiente favorável para inserir a comunidade nesse processo. "O projeto está inserido no Programa "Gestão do Turismo" do Plano Encontro, que dentre as ações correspondendo a ação 36 – Educação ambiental e patrimonial para a comunidade e turistas. No que se refere a comunidade o "Turismo na Escola" responde esse direcionamento do Plano, quanto a questão da educação para o turismo".

Saiba Mais:

De acordo com o técnico social do Programa de Aceleração do Crescimento, por meio do Programa de Saneamento Integrado, (PAC/Social - Seminfra), Michael da Silva Santos, o Projeto é um potencial instrumento para a sensibilização, da manutenção de um ambiente limpo e agradável para receber os turistas que visitam a cidade. "Nós estamos parceiros por entender a importância do "Turismo na Escola" para reforçar a consciência ambiental das nossas crianças, de maneira que todo esse processo que o projeto desenvolve as palestras educativas quanto a limpeza do ambiente, os roteiros turísticos guiados é possível perceber a necessidade de mantermos nossos atrativos turísticos limpos e bem cuidados", destacou.

A programação que durou aproximadamente três horas iniciou em sala de aula, com a apresentação do projeto "Turismo na Escola" pelas estagiárias do curso de Guia de Turismo do Instituto Federal do Pará (IFPA). Em seguida, os alunos participaram de um "city tour" para conhecer o Centro de Artesanato Cristo Rei, onde fizeram a visitação interna do centro comercial conhecendo as lojas e as peças de artesanato fornecidas pelas comunidades e pelos artesãos locais, a visitação foi guiada pelo recepcionista do local e alguns pontos turísticos urbanos como, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, os Casarões e o Centro Cultural João Fona, seguindo o roteiro para a visitação da Escola da Floresta.

Na Escola da Floresta, a equipe foi recepcionada pela guia que fez uma breve apresentação sobre a Floresta, e em seguida os alunos passearam pelas trilhas, onde puderam conhecer os atrativos do parque e aprender sobre o uso dos recursos naturais, contexto histórico, cultura tradicional e educação ambiental. Na trilha os participantes visitaram o viveiro das plantas, onde são cultivadas espécies regionais de arvores frutíferas e ornamentais, como seringueiras, plantas medicinais e flores, Meliponário, onde é cultivada a produção de mel e a casa da farinha, onde a guia explicou o processo completo de produção da farinha regional.

A Escola da Floresta está localizada na Comunidade Caranazal, no Km 26 da Rodovia Estadual Everaldo Martins.