Mais de 300 trabalhadores entre barraqueiros, catraieiros, comerciantes e vendedores ambulantes da vila balneária de Alter do Chão aderiram a campanha nacional do Ministério Público do Trabalho com a hashtag #Chega de Trabalho Infantil, desenvolvida pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª).
Na ocasião, receberam camisas e bonés da campanha que acontece todos os anos e leva para a vila balneária a sensibilização quanto ao enfrentamento ao Trabalho Infantil principalmente nessa época de grande movimentação em que ocorre a maior manifestação cultural do Pará, o Çairé.
“A vila já superou o trabalho infantil. Os empreendedores de Alter do Chão são nossos parceiros tanto que aderiram ao nosso convite e vieram até aqui ao Luso Brasil para receber as peças que divulgam nossa campanha. Eles realmente vestem a camisa. Eles sabem bem que não devem empregar crianças e adolescentes”, pontuou a coordenadora Carise Pedroso.
Estiveram presentes o prefeito Nélio Aguiar, o administrador da vila de Alter do Chão Cleber Costa, a procuradora do Trabalho Elizabeth Pacheco, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdca) Roselene Andrade, representando o 3º Batalhão de Polícia Militar o Tenente Mourão, representando a Polícia Comunitária Escolar Cabo Silva e representando o Conselho Tutelar III Enilce Coelho.
O prefeito Nélio destacou a importante parceria entre a Prefeitura, o MPT e principalmente os comerciantes e a comunidade em geral no enfrentamento ao Trabalho Infantil. “A vila de Alter do Chão está de parabéns pela quase totalidade de enfrentamento ao trabalho infantil, nós não vemos crianças trabalhando aqui na vila. A visibilidade da campanha será não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro com a vinda de muitos turistas, todos usando a camisa e levando a mensagem dessa sensibilização ao enfrentamento.”
“Primeiramente agradecemos a todos que lotaram esse espaço e vieram formar conosco essa rede de enfrentamento ao trabalho infantil, nós temos importantes parceiros principalmente os empreendedores que já estão sensibilizados e irão disseminar nossa campanha usando nossas camisas e bonés. Agradeço a parceria do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª) e o Ministério Público do Trabalho que destina verbas para nossas campanhas", agradeceu a titular de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
De acordo com a procuradora do MPT Elizabeth Pacheco o evento foi muito produtivo, pois a comunidade de Alter do Chão se mostrou bastante receptiva à campanha "#chega de trabalho infantil". “São nesses momentos, com um espaço cheio, que vemos o quanto é importante esta parceria do Ministério Público do Trabalho com a Prefeitura de Santarém, por meio do Aepeti. Temos a certeza que o Çairé, esta festa popular tão bonita, levará ainda a ideia de conscientização de que o trabalho infantil deve ser combatido, pois rouba o futuro de nossas crianças santarenas”.