4. Trabalhador Rural: avanços no campo e fomento da produção familiar
Trabalhador Rural: avanços no campo e fomento da produção familiar Autor: Desconhecido

Trabalhador Rural: avanços no campo e fomento da produção familiar

Produção chega às escolas do município. O Dia Nacional do Trabalhador Rural é comemorado em neste dia 25 de maio. Em Santarém, os avanços com incentivos à melhoria da qualidade de vida do homem do campo com ofertas de Assistência técnicas e Mecanização agrícola são festejados. Nos últimos anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof) tem investido em projetos de desenvolvimento a produção agrícola, buscando fomentar a produção e renda dos Agricultores Familiares.

Um desses serviços é realizado pela Patrulha Agrícola, que prepara a terra para o plantio. É o município que auxilia o comunitário com assistência técnica e mecanização da área plantada. Somente em 2018, 25 hectares de áreas foram preparados em propriedades rurais, beneficiando dezesseis famílias, principalmente na Região do Arapixuna. O trabalho beneficia outras localidades também como: Piracãera de Cima e de Baixo, bem como, Santarém Miri, Paricá, além de Santa Cruz.

A comunidade de Santa Cruz se destaca com a produção de Feijão Manteiguinha, maracujá e maior produtora do Milho. O produtor rural da localidade, Ronan Moura, se sobressai sendo um dos melhores produtores rurais beneficiado com a assistência. Só em 2019, o Niprof preparou a mecanização de 2 hectares de área para a plantação de milho. Na oportunidade foram entregues 100 mudas de maracujá para serem plantadas.

Produtores recebem mudas.De acordo com Coordenador do Niprof, Elizeu Ramos, o município nos últimos anos tem se empenhado em apoiar o produtor rural, prestando assistência técnica de forma participativa. "A diversificação da agricultura, que é uma realidade no município, tem gerado uma grande demanda de atividades voltadas a assistência técnica. Um exemplo é o uso da patrulha mecanizada para realização de melhorias nas propriedades rurais", disse.

O Niprof Tem por objetivo apoiar as iniciativas que visem ao desenvolvimento rural com base no fortalecimento da agricultura familiar, de forma participativa. O setor objetiva também programar e executar ações de assistência técnica, capacitação e extensão rural no município. Como também, promover a articulação das ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural e no âmbito da Agricultura Familiar.

Secretário Bruno Costa: avanços no campo.Um dado importante relacionado à produção familiar, é que na gestão do prefeito Nélio Aguiar, em 2017, foi destinado à merenda escolar 473,04 toneladas de produtos da agricultura familiar. Em 2018, esse número saltou para 579,4 toneladas. Os números representam investimento na produção familiar com recursos da merenda escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os produtos são distribuídos a 445 escolas do município e do Estado, atendendo 86.877 alunos das redes municipal e estadual. Em 2018, o percentual de recursos atendeu cinco cooperativas, formada por 384 trabalhadores da agricultura familiar.

Produção familiar sendo selecionada para merenda escolar.Porém, outras produções nos últimos anos ganharam destaque em Santarém, como é o caso da produção da mandioca. De acordo com os dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município de Santarém, ocupa o segundo lugar na lista de maiores produtores de mandioca, com quase 400 mil toneladas anuais e 20.790 hectares de área plantada, perdendo apenas para o município de Acará.

Uma das comunidades que se destaca é Boa Esperança localizada na PA-370, Km 43. A vila é considerada a maior produtora da farinha de tapioca da região oeste do Pará bem como a produção da mandioca.

Santarém tem grande produção de mandioca.A mandioca plantada em Santarém é beneficiada e transformada em farinha de tapioca, farinha amarela e farinha d'água, que abastecem as feiras de Santarém. De acordo com o associado da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Boa Esperança (Coopboa), Francisco dos Santos, a mandioca é uma boa fonte de renda, e que vem ganhando destaque nos últimos anos graças ao apoio da Prefeitura. "A cada ano, nós produtores estamos investindo mais na produção da mandioca. Esse produto está em fase de expansão. Mas para isso, faz-se necessário o apoio técnico da prefeitura que atualmente nos oferece orientações através do aperfeiçoamento de técnicas agrícolas", informou.

A Região Oeste do Pará, composta por 20 municípios, atualmente, produz 2 milhões de toneladas de mandioca por ano, o que representa 8% da produção nacional, que chega até 23 milhões toneladas. Atualmente, aproximadamente 5 mil produtores tm inscrição na Semap.

Produção Familiar nas feiras da cidade.Com 3,86 milhões de toneladas, a mandioca foi o produto paraense com a maior previsão de produção para 2019 e mantém o estado como o maior produtor do Brasil.

O Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, ressalta que diante da tamanha expressão, o município continua investindo e apoiando o trabalhador rural, para garantir-lhe condições de gerar renda, ter qualidade de vida e promover a segurança alimentar. "Enquanto município temos buscado apoiar o produtor rural oferecendo a assistência técnica. Isso sem dúvidas colabora com a aumento da produção e geração de renda", finalizou.

Dia do Trabalhador Rural

Comemorado no dia 25 de maio, a data é uma homenagem para pessoas que trabalham no campo e tem como marco a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que sempre lutou pelo direito destes trabalhadores.