1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Solenidade marca encerramento da capacitação do Programa Criança Feliz
Solenidade marca encerramento da capacitação do Programa Criança Feliz Autor: Desconhecido

Solenidade marca encerramento da capacitação do Programa Criança Feliz

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Secretária Celsa entre coordenadora da Proteção Social Básica e supervisoras do Programa A capacitaç...


Secretária Celsa entre coordenadora da Proteção Social Básica e supervisoras do Programa A capacitação do Programa Criança Feliz encerrou na tarde desta sexta-feira (9), no Centro Regional de Governo. Participaram da mesa os técnicos do Programa Criança Feliz da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Luiz Carlos, Maria José Costa Pereira e Claudionor Oliveira e também a coordenadora da área de assistência do estado Zuila Von, o Secretário Regional de Governo Olavo das Neves e a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

Santarém e mais treze municípios da região do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu das cidades de Óbidos, Oriximiná, Santarém, Aveiro, Novo Progresso, Belterra, Altamira, Brasil Novo, Itaituba, Prainha, Terra Santa, Medicilândia, Placas e Rurópolis participaram da capacitação do Programa Criança Feliz durante toda esta semana, no horário de 8h às 18h. Além dos quatro Supervisores e os 54 visitadores e os coordenadores dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) participaram também os representantes dos programas dos municípios citados acima.
As capacitações foram ministradas por técnicos da Seaster e realizadas em três locais, nos auditórios do Centro de Governo, Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam) e no Restaurante Popular.

Para os Supervisores do Programa a capacitação focou nos Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) - Manual de Orientação às Famílias. Os visitadores foram capacitados pelo Guia do Visitador (A intersetorialidade na visita domiciliar).

"Ao conhecermos o Programa Criança Feliz compreendemos os desafios que é trabalhar esse programa na nossa cidade que é de grande porte e infelizmente tem um número muito alto de famílias em situação de vulnerabilidade. Foi uma semana de intenso aprendizado para eles. É importante destacar que o Programa Criança Feliz, fortalece a trajetória brasileira de enfrentamento a pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades e potencializa a integração do acesso a renda com a inclusão em serviços e programas. Agradecemos o apoio da equipe da Seaster, do Centro Regional de Governo a nossa equipe do Programa Criança Feliz e também das coordenadoras dos Cras e a nossa equipe da Assistência Social", destacou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica Marlen Ferreira Ribeiro a equipe de Santarém é composta por 54 visitadores estagiários dos cursos de Psicologia e Serviço Social, como também as supervisoras que são duas Psicólogas e duas Assistentes Sociais, Elcy Freire Ferreira Sousa, Valéria Batista dos Santos Lima, Roberta Oliveira Aguiar e Brena de Souza Ferreira.

As equipes foram divididas em quatro núcleos inicialmente para trabalhar com quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Urumari, São José Operário, Santarenzinho e Nova República. Em cada Cras terá uma supervisora que comandará de 14 a 15 visitadores, contemplando 800 famílias que serão beneficiadas com o programa. "Esse é um projeto piloto contemplando inicialmente esses quatro Cras. Existe a possibilidade de serem contemplados os outros quatro Cras que por enquanto ficaram de fora", garantiu Marlen Ferreira Ribeiro.

Moisés Santos aproveitou a capacitação para aprimorar o curso que estuda O visitador acadêmico do 3º semestre do Curso de Serviço Social da Ulbra, Moisés Gomes dos Santos contou sobre a oportunidade de fazer parte da equipe. "É maravilhoso. Essa experiência vai enriquecer muito nosso currículo acadêmico. Ter a oportunidade de estar próximo a essas famílias vai enriquecer muito a nossa atuação. A experiência do contato direto com a família, principalmente para mim que serei um Assistente Social me dará a visão dentro de um lar e me possibilitará conhecer como as políticas públicas funcionam."

 

Brena Souza será Supervisora do Programa Criança FelizBrena Souza, psicóloga há 4 anos, será uma Supervisora do Programa Criança Feliz atuando com a equipe no Cras Urumarí e avalia Santarém ter aderido ao programa. "É uma iniciativa esplêndida, visto que tudo começa na primeira infância, a questão da educação, do aprendizado, do acompanhamento familiar. A Assistência Social enquanto Cras também estará acolhendo melhor essas famílias com o Programa Criança Feliz. Foi muito importante essa adesão. Iremos trabalhar inicialmente com 200 famílias no bairro Urumarí", contou a psicóloga.

O que é o Programa Criança Feliz?
É uma iniciativa do Governo Federal instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, tem como marco legal a Primeira Infância (Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016). Nos termos da Lei nº 13.257/2016, considera PI o período que abrange os seis primeiros anos completos, no ECA (Lei 8.069/1990) está prevista a proteção integral com a oferta de diversas políticas que garantem os direitos da criança e adolescente, no qual a PI está incluída. Em 2016 com aprovação do marco legal da PI, teve a inclusão e modificação no ECA.

Tem por finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças desde a fase gestacional, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação, com articulação intersetorial entre as áreas de Assistência Social, Cultura, Educação, Justiça e Saúde.

Público alvo do PCF:
• Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
• Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias.
• Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.