4. Sessão Especial homenageia Idosos na Câmara de Vereadores
Sessão Especial homenageia Idosos na Câmara de Vereadores Autor: Desconhecido

Sessão Especial homenageia Idosos na Câmara de Vereadores

Idosos usuários dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Santarém e pessoas envolvidas no atendimento a pessoa idosa foram homenageados em Sessão Especial realizada na tarde desta terça-feira (04),  pela Câmara de Vereadores de Santarém.

A sessão foi proposta pelo vereador Alaércio Magalhães Cardoso e foi alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da não Violência contra a Pessoa Idosav - 15 de Junho.. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) participou da solenidade.

A vida e os trabalhos dos homenageados foram destaques na sessão, e todos foram certificados em reconhecimento por suas histórias.

Ao ser chamada para receber o certificado, a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Lívia Paternostro foi ovacionada com uma ampla manifestação de carinho por sua tamanha dedicação e trabalhos a pessoa idosa.

Lívia coemçou a atuar na Semtras em 1991, ano em que teve os primeiros contatos com grupos de idosos, mas foi três anos depois, em 1994, que ela iniciou sua história de trabalho e dedicação no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Desde então já se passaram 25 anos ao lado dos idosos. "Fiquei muito feliz e lisonjeada em receber essa homenagem. Receber o carinho dos idosos do Centro, da secretária de Assistência Social Celsa Brito, do atual presidente do Conselho, Murilo Reis, pelo reconhecimento do meu trabalho foi muito especial e confirmou que estou no caminho certo, pois receber tanta manifestação de carinho é uma confirmação de que quando se doa carinho a gratificação é dobrada", agradeceu emocionada Lívia Paternostro.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa recebeu homenagem do Legislativo. O presidente do (CMDPI), Murilo Reis destacou a importância de estreitar laços entre as entidades governamentais e da sociedade civil organizada. "Almejamos que cada entidade possa ser identificada e seu papel no combate a violência contra o idoso seja uma luta constante".

A secretária Celsa Brito destacou os serviços realizados pela pasta da Assistência Social através dos 8 Cras, Centro de Convivência do Idoso (CCI) e também pelo acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que atende os idosos que sofreram algum tipo de violência. "Desejamos que essa sensibilização seja constante, devemos cuidar da pessoa idosa e valorizá-las com muito respeito sempre. Qualquer situação observada deve ser denunciada por meio do disk 100, pelo Creas, Conselho do Idoso. Não podemos nos calar diante de qualquer tipo de violência sofrida pela pessoa idosa".

A secretária finalizou lembrando o lema nacional da campanha Junho Violeta. "Violetas contra a Violência – Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa", que traz o tema "A pior violência é o Silêncio".

O propositor da sessão, vereador Alaércio Cardoso, ressaltou a satisfação e felicidade de ver a Câmara lotada para o evento. "É muito importante que haja o respeito para com a classe Idosa e que principalmente tenha um maior olhar dos governantes em termos de implementação de políticas públicas efetivas". O vereador destacou ainda que irá encaminhar ao prefeito Nélio Aguiar uma indicação para que seja criado o programa de incentivo à prática de esportes voltado à Pessoa Idosa, denominado "Cabeça de Prata".

Mais uma vez o idosos mostraram toda sua garra, disposição e alegria dançando Carimbó ao som de Gonzaga Blantes e Júlio César Tapará. O Canto Coral Sonoridade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) também fez uma emocionante apresentação.

A Prefeitura de Santarém e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), continuará desenvolvendo a campanha que objetiva criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

No dia 14 de Junho haverá uma caminhada com saída do Asilo São Vicente de Paulo até o elevado na Praça Matriz, para chamar a atenção para o respeito à pessoa idosa. No dia 19 terá início a 2ª edição da exposição fotográfica denominada "Marcas do Tempo", no Museu João Fona que seguirá até o dia 23.