A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) deram início na manhã desta quarta-feira (20), ao Curso de "Gerência e fiscalização de contratos na administração pública". Cerca de 50 servidores públicos participam da formação que tem o objetivo de qualificá-los sobre os procedimentos básicos e técnicos de acordo com as normas vigentes em relação à fiscalização e gestão de contratos. O treinamento que ocorre no auditório da Qualifica Cursos Santarém, situada na Travessa Luis Barbosa, n° 592, Laguinho, segue até sexta-feira (22).
A secretária de Finanças, Josilene Pinto, participou da abertura e destacou que o curso é de fundamental importância para garantir um trabalho de excelência na fiscalização dos contratos dentro da administração pública. "Uma das metas de programa do governo Nélio Aguiar é proporcionar capacitação para os servidores. Nós como servidores públicos temos que ter cautela nos desempenhos das nossas ações diárias, tudo deve ser feito de forma correta e legal. Por isso é importante que o servidor tenha conhecimento das leis e saiba como funciona todo o processo contratual para que não haja nenhum desperdício com o dinheiro público", disse.
O curso com carga horária de 20h está sendo ministrado pela especialista em contabilidade e graduada em Ciências Contábeis, Rosemary Sousa da Silva. Durante três dias de formação, os participantes terão conhecimento em Gestão e fiscalização de contratos; Atribuições do gestor e do fiscal de contratos; Ferramentas de fiscalização; responsabilidade do fiscal; Visão geral de licitações, contratações diretas e registros de preços; Contrato Administrativo.
Para o fiscal de contratos da Semgof, Marcelo Spinola, o curso irá garantir a melhoria nas práticas de acompanhamento da execução contratual. "É de suma importância a participação nessa formação, porque adquirimos conhecimentos desde a parte da contratação até a execução do contrato e todos os processos acerca da fiscalização, no que nós, fiscais de contratos, temos que fazer mediante a situações que vivenciamos durante o processo da empresa que está fornecendo o serviço", concluiu.
Leia também: