4. Serviços socioassistenciais realizam atividades voltadas ao Janeiro Branco
Serviços socioassistenciais realizam atividades voltadas ao Janeiro Branco Autor: Desconhecido

Serviços socioassistenciais realizam atividades voltadas ao Janeiro Branco

Geisa de Oliveira
.

Denominado de 'Janeiro Branco', o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, por meio das proteções sociais Básica e Especial, promoveu várias atividades voltadas ao tema.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República realizou no dia (25), uma palestra para os usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif). Os usuários acompanhados tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre a Campanha, tendo como objetivo sensibilizar as pessoas de como a saúde mental está totalmente relacionada com a nossa qualidade de vida.

A palestra foi ministrada pela Psicóloga Rôniza dos Santos. Participaram 40 pessoas.

De acordo com a psicóloga, essa temática chama atenção das pessoas sobre os assuntos relacionados à saúde mental e a importância da prevenção de doenças emocionais, como depressão e ansiedade. "A palestra levou reflexões de sensibilização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental, temática muito importante devido influenciar no aspecto físico e psicológico do ser humano, pois, assim como o nosso corpo, nossa mente também requer cuidados especiais. Nesse sentido a saúde mental vai além da ausência de um transtorno mental, está relacionado a um estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de usar suas competências e ser produtivo.", disse a psicóloga.

No Cras Maracanã, o tema da palestra foi ‘Com a mente em paz você pode mais’ que foi estendido também para as escolas Ecila Nobre e Felipe Betendorf.

No Cras Ribeirinho, a palestra sobre a Campanha Janeiro Branco foi ministrada pela psicóloga do serviço, Andressa Azevedo. Cerca de 60 usuários participaram do momento. Na oportunidade, além do alerta para os cuidados com a saúde mental da população, foi realizada uma dinâmica de reflexão com o tema: A vida pede equilíbrio.

Todos os demais Cras, bem como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizaram atividades.

No Projeto Transformar Vidas, desenvolvido anexo a escola Irmã Leodegard, para crianças em situação de trabalho infantil, as atividades contaram com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Uruará, que disponibilizou o doutor Marcelo Vasconcelos e equipe.

A dinâmica adotada foi uma roda de conversa em conjunto com a psicóloga do projeto, Maria Rita Ferreira. Na ocasião, eles abordaram a temática diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos, e novos comportamentos através da informação e sensibilização. Vinte e duas pessoas estiveram presentes, entre pais e responsáveis.

"É sem dúvidas um mês de diálogos importantes sobre a saúde mental, o cuidado social ele não só atende o lado financeiro, mas esse cuidado também com a saúde do corpo e da mente.”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.