4. Semma recebe demandas de moradores de comunidade quilombola da região do Maicá
Semma recebe demandas de moradores de comunidade quilombola da região do Maicá Autor: Desconhecido

Semma recebe demandas de moradores de comunidade quilombola da região do Maicá

Em encontro com comunitários da localidade quilombola de Murumuru, região do Lago do Maicá, realizado na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambienta (Semma), recebeu denúncias de crimes contra a fauna e a flora como pesca predatório, poluição sonora, caça de animais silvestres e queimadas. A reunião contou ainda com a participação do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O presidente da Associação de Moradores de Murumuru, Raimundo Nonato, relatou que a comunidade vem sofrendo com a presença de pessoas da área urbana de Santarém e outras comunidades vizinhas que estão cometendo os crimes ambientais.

"Nossa região já viveu momentos mais tranqüilos, mas ultimamente estamos enfrentando muitos transtornos com a pesca de arrastão, captura de pássaros e algumas áreas estão sofrendo incêndio. Além disso, estamos tendo que lidar com o som em alto volume promovido por igrejas, bares e residências", relatou.

Segundo a secretária de Meio Ambiente Vânia Portela, existe um número de denúncias bastante elevado na Semma, mas a secretaria está articulando agendas para que as comunidades possam receber, juntamente com os demais órgãos de segurança, ações de fiscalização.

"Queremos também contar com o apoio da população na identificação dos infratores como número de placas ou mesmo o pré-nome. Orientamos que a comunidade precisa se unir, fazer as denuncias formais aos órgãos de segurança e meio ambiente, não somente à Semma como o 190, e criar um diálogo entre todos os moradores quanto aos problemas vividos na área", ressaltou a secretária de Meio Ambiente.

Na reunião, um grupo de pesquisa do curso de Bacharelado em Direito da Ufopa apresentou proposta de apoio com o projeto de mediação de conflitos que a universidade já vem desenvolvendo na comunidade.

Em conjunto com os demais órgãos ambientais e segurança pública, a Semma articulará operação, a fim de apreender e coibir os crimes ambientais na região de Murumuru.