Em operação realizada na madruga desta quinta-feira (7) pelo 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), em parceria com a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram apreendidos veículos que estavam provocando poluição sonora.
As ações foram centradas em locais como a orla fluvial, bares e casas de shows. Durante as abordagens, os fiscais da Semma também realizaram o trabalho de orientações à população para evitar o volume de som acima do permitido.
A Semma reforça que está atenta às denúncias, sendo que hoje conta com equipes de ficais ambientais que atuam diariamente em parceria com Polícia Militar realizando diligências por toda a cidade para coibir o crime de poluição sonora.
Quem for flagrado ou identificado utilizando som ou equipamento acima de 55 decibéis, será autuado, terá o equipamento apreendido, sem possibilidade de ser devolvido, pagar multa que varia entre R$ 1.225 a R$ 490 mil, além de responder por crime ambiental de poluição sonora e ser punido conforme a Lei Municipal Nº 17.894/2004, normas da ABNT Nº 10.151 e a resolução do Conama Nº 01/90.