A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (21), formação para 40 professores que atuam em escolas de comunidades quilombolas nas áreas de Rios e Planalto do município. O encontro aconteceu no Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan).
A formação foi ministrada pela Coordenadora Geral de Educação para as Relações Etnicorraciais (CGERER), Edileuza Penha de Souza, que tratou sobre a oferta de uma educação escolar básica que respeite e valorize a história e a cultura de quilombos, conforme estabelece a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
Segundo Edileuza, com a formação, o professor vai adquirir mais conhecimento acerca da educação escolar quilombola em prol de uma educação de qualidade. "Nosso objetivo é fazer com que o professor compreenda o verdadeiro papel da escola quilombola, qual conteúdo deve ser pensado e abordado dentro dessas escolas e o compromisso com essa educação. O momento é para pensar numa escola mais democrática e feliz para nossos alunos", disse.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Escolar Quilombola da Semed, Ana Claudia, debates como esses são importantes para avançar em vários assuntos sobre questões raciais, educacionais e culturais. "As pessoas precisam saber o que é a educação quilombola, quais são nossas comunidades quilombolas e nossas culturas" concluiu.