A Semana Municipal do Bebê e da Amamentação encerrou na tarde desta sexta-feira (9), com atividades no Parque da Cidade e uma blitz educativa na Sérgio Henn. A programação foi desenvolvida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com as secretarias municipais de educação (Semed) e de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Desde o último dia 2 de agosto, uma intensa programação de orientação e incentivo ao aleitamento materno foi feita em unidades básicas de saúde (UBSs) e em centros municipais de educação infantil (CEMEIs), em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Houve ainda a descentralização de teste do pezinho e da orelhinha para 7 UBSs.
O encerramento contou com apresentação de paródias, teatro de fantoches, palestras sobre técnica de amamentação e panfletagem realizada durante uma blitz educativa. A secretária de saúde, Dayane Lima, esteve participando do encerramento e avaliou positivamente toda programação e o empenho da equipe envolvida. "Parabenizo a equipe da Divisão Técnica da Semsa pela belíssima programação e todos os demais envolvidos também. Estive visitando diversas unidades durante esta semana para acompanhar a programação e foi um grande sucesso. Incentivar o aleitamento materno é indispensável e vital para a construção de uma saúde com base sólida. As mães participaram efetivamente e puderam receber todas as orientações para amamentar os seus bebês de forma correta", destacou.
O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. "É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais", salientou uma das coordenadoras da Semana Municipal do Bebê e da Amamentação, enfermeira Graça Almeida, que também coordena o Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa.
Avanços na saúde
Durante a Semana Municipal do Bebê e da Amamentação, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semsa implementou alguns avanços para a saúde das crianças santarenas. Foi feita a descentralização do teste do pezinho para mais 5 unidades básicas de saúde, são elas as UBSs do Tiningu, Livramento, Fátima, Área Verde e Vila Socorro. Foi feita ainda a reativação da sala de imunização no Hospital Municipal de Santarém (HMS) e também a reativação da sala do registro de nascimento no HMS. "Então as crianças que nascerem no Hospital Municipal já vão sair vacinadas e com o registro civil. Isso é muito importante e a gente só tem a agradecer ao prefeito Nélio Aguiar e à secretária de saúde Dayane Lima, que oportunizaram esses avanços aqui no município", ressaltou a chefe da Divisão Técnica da Semsa, Maria do Desterro Liberal.
Esses avanços são fundamentais para que o município pontue na certificação do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do Prefeito Amigo da Criança.
Quando um município é certificado, os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.
Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência. O Unicef é parte integral das Nações Unidas e sua missão é promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças.