No segundo dia de desfiles da Semana da Pátria 2019, o público participou em peso das apresentações das dezoito escolas, entre estaduais e municipais, que passaram pelo corredor da independência. Mais uma vez, é necessário destacar o envolvimento das escolas com o tema deste ano: Escola: lugar de inspiração e construção da consciência ambiental. Com placas confeccionadas com materiais reutilizados, produtos da natureza e muita criatividade, as escolas levaram para a avenida o exemplo de que cuidar do meio ambiente é preocupação de todos.
"O meu sentimento em participar do desfile é de muita alegria e amor a nossa pátria. É o momento em que nós podemos apresentar para as pessoas o que a nossa escola desenvolve. Seria extremamente importante que todos os alunos tivessem esse sentimento de participar e demonstrar o amor a nossa pátria e ao nosso meio ambiente", afirmou a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard, Ellen Santos Gomes, de 10 anos de idade.
Os desfiles na área da Prainha/Santíssimo foram mesmo de se aplaudir de pé. Desde balizas fantasiadas de aves da nossa Amazônia; interpretação em libras de música sobre cuidado com a água, até performance das bandas marciais. Tudo pensado com muito carinho e dedicação por parte das escolas. Destaque importante, também, para a organização de cada educandário, tanto na concentração, quanto na dispersão, fazendo com que o horário previsto para o encerramento dos desfiles, fosse cumprido.
"Encerramos os desfiles desta segunda-feira dentro do cronograma, às 10h45. É um trabalho em conjunto com as escolas que colaboram muito com a equipe de organização da semana da pátria. A pontualidade das escolas na concentração, assim como no percurso e na dispersão faz com que executemos os desfiles de forma contínua e sem atrasos. E a nossa intenção é manter essa organização e preocupação por parte das escolas, até o último dia de desfiles", afirmou a integrante da comissão da Semana da Pátria, Jéssica Ninas.
Nesta terça-feira (03), os desfiles acontecem na área do Diamantino/Nova República. Veja a programação:
Palanque: Moaçara, esquina com a Rua Xingú
Concentração: Moaçara, entre rua Humaitá até a rua Diamantino.
Percurso: Moaçara, entre a rua Humaitá até a rua São Benedito.
Dispersão: Rua São Benedito
Abertura: setores administrativos: planejamento, engenharia, licitação, jurídico, NAF, PDDE, convênio, estatística, controle interno, bolsa família, inspeção e conselho municipal de Educação, RH, patrimônio, SIS e arquivo, acompanhados pela banda da Escola Princesa Isabel.
1- Umei Diamantino
2- Umei Vitória Régia
3- Cemei Antônia Correa e Sousa
4- Centro Educacional Vitória
5- Centro Educacional Mundo Feliz
6- E.M.E.I.F. Dom Anselmo Pietrulla
7- E.M.E.I.F. Joaquim Cavalcante Maia
8- E.M.E.I.F. Rosineide Fonseca Vieira
9- E.M.E.I.F. Ester Ferreira
10- E.M.E.I.F. Dr. Everaldo de Souza Martins
11- E.M.E.I.F. Eloína Colares e Silva
12- E.M.E.I.F. Santo André
13- E.M.E.I.F. Princesa Isabl
14- E.M.E.I.F. Maestro Wilde Dias da Fonseca
15- E.M.E.I.F. Paulo Rodrigues dos Santos
16- E.M.E.I.F. Helena Lisboa de Matos
17- E.E.E.I.F. Richard Hennington