4. Segunda noite do XIII Festival de Bandas e Fanfarras é marcada por disputas entre bandas musicais
Segunda noite do XIII Festival de Bandas e Fanfarras é marcada por disputas entre bandas musicais Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

A segunda noite de disputas do XIII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém foi marcada pela disputa de nove instituições dentro da categoria "Banda de música show". Antes das competições, o público que foi estimado em mais de 8 mil pessoas, pôde prestigiar as participações especiais das bandas do Centro Educacional Coelhinho e do projeto social Escola da Vida (Corpo de Bombeiros). (Veja mais fotos da segunda noite clique aqui)

O regente da banda do Centro Educacional Coelhinho, Cristophe Pereira, destacou a importância das aulas de música para os pequenos e o quanto eles desenvolvem suas habilidades estando inseridos em projetos como esse.

"Esse já é o terceiro ano que somos convidados a fazer a abertura desse evento. É o momento que os integrantes da banda, todos crianças, diga-se de passagem, se envolvem e se dedicam ao máximo durante o espetáculo. São eles, inclusive, que estarão nessas bandas e fanfarras no futuro, e quando eles estiverem lá, eles lembrarão desse momento e de todo trabalho dedicado ao aprendizado da musicalidade", afirmou Cristophe.

O coordenador da Semana da Pátria 2019, a qual também está inserido o XIII Festival de Bandas e Fanfarras, professor Marcos Gentil, reforçou o trabalho que a gestão desenvolve nas escolas, tanto da zona urbana, planalto ou de rios com os programas de musicalização através da Escola de Artes Emir Bemerguy.

"O festival tem sido marcado pelo avanço na qualidade musical, coreografia e claro, fortalecimento da música nas escolas. As escolas que têm um programa de musicalização mostraram nessa noite o quanto esse atendimento faz diferença, o quanto nossos alunos estão sendo protagonistas. É um avanço social e cultural muito grande para esses jovens que participam do Festival", afirmou Marcos Gentil.

Espetáculo, dedicação e muito esforço demonstrados no palco do estádio Colosso do Tapajós. A banda do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira levou ao público uma apresentação baseada nas musas do pop do século XXI. A Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida abordou sobre o nordeste e suas músicas. A Escola Estadual Almirante Soares Dutra levou o tema: de volta ao passado, com os ritmos quentes da lambada e axé; a Escola Nova Esperança, do município de Alenquer, trouxe o tema "videoclip". A Escola Prof. Adélia Figueira do, município de Oriximiná, abordou o tema: "Temos traços de bantu e iorubá e pedimos espaço para a intolerância não vingar"; a Escola Frei Ambrósio se apresentou "bailando em ritmo quente", já a Escola Dep. Ubaldo Corrêa se inspirou nos hits clássicos nacionais; enquanto a Escola Marechal Rondon, de Itaituba, abordou a música paraense através do tecnobrega e tecnomelody e por fim, a Escola Pedro Álvares Cabral se apresentou com o tema: "Y Love rock and roll".

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, avaliou o evento, considerado um dos maiores festivais do gênero, da região Norte. "Um grande sucesso, sucesso de público, de apresentações. Espetáculo das escolas da nossa cidade e também de municípios vizinhos. Importante destacar que dentro da nossa avaliação nós acertamos em trazer o evento para o estádio Colosso do Tapajós, porque aqui o público consegue prestigiar o evento de um ângulo privilegiado. Vamos continuar com o compromisso para que no ano que vem possamos fazer um festival ainda melhor para a população santarena", afirmou Nélio.

O XIII Festival de Bandas e Fanfarras continua neste domingo (15), com a apuração dos votos, a partir das 10h, no Theatro Victória e à noite, a partir das 19h, no estádio Colosso do Tapajós, com a entrega dos troféus e desfile das campeãs