1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Secretária de Saúde visita novo prédio da Casa de Apoio em Belém
Secretária de Saúde visita novo prédio da Casa de Apoio em Belém Autor: Desconhecido

Secretária de Saúde visita novo prédio da Casa de Apoio em Belém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, esteve na quarta-feira (13), em Belém, para cumprir um...

A secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, esteve na quarta-feira (13), em Belém, para cumprir uma agenda de compromissos ligados à pasta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na oportunidade, ela visitou o prédio da Casa de Apoio de Santarém, que existe há mais de vinte anos e está em novo endereço desde agosto de 2017. O prédio funciona atualmente na Av. Generalíssimo, 843, no bairro do Umarizal.

A antiga casa não oferecia mais condições de receber os paciente em tratamento, por esta razão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alocou um espaço mais amplo, arejado, confortável e de fácil acesso para atender os usuários. O local possui 29 camas; os quartos são todos no andar térreo, facilitando acessibilidade dos pacientes; cada quarto possui um banheiro e armários embutidos; além de uma área livre para lazer – que pode ser utilizada pelas crianças para brincar e pelos pacientes para o banho de sol.

Dayane Lima reuniu com a coordenadora do local, Markelly Monte e aproveitou para falar com alguns usuários que se encontram em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e estão hospedados na Casa de Apoio assim como dialogou com toda a equipe de servidores da casa. "Mesmo com o dia corrido, fiz questão de ir conhecer a nossa Casa de Apoio, para ver de perto como os nossos usuários são recebidos. Fiquei feliz em ver que o serviço é humanizado, o local é limpo, amplo, ventilado e os servidores qualificados para receber esta demanda", disse a secretária Dayane.

Ainda em Belém, a secretária participou da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne o colegiado estadual de Secretários Municipais de Saúde. Todos os meses, o encontro reúne os gestores municipais da saúde para discutir as demandas da saúde público no Estado.

O TFD

Para que o paciente tenha direito ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é necessário preencher alguns requisitos como:

-Residir em STM;

-Ter garantido o atendimento no município de destino, através de aprazamento das Centrais de Consulta e Leito;
-Ter esgotado todos os recursos de diagnósticos e terapia, no município onde reside.

Enquadrando-se nesses pré-requisitos, o paciente é encaminhado à Casa de Apoio e recebe todo o auxílio necessário, inclusive alimentação e transporte para os atendimentos médicos.

Saiba Mais:

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.