A Diretoria de Segurança Alimentar (Disan) que compõe um das diretorias da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou uma reunião na tarde de quinta-feira (21), na Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Santarém para discutir o sistema de Segurança Alimentar Nutricional (SAN) que segue uma legislação importante específica e deverá ser implantado em Santarém.
Participaram do encontro: a assessora técnica de planejamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social Roselene Andrade; a secretária de Assistência Social de Faro Roselia Tavares; a assistente social da Seaster Rosana de Moraes; a assessora técnica da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) Georgete Freitas e o chefe da Divisão de Segurança Alimentar, Fagner Gonçalves.
Alimentos do PAA em SantarémDe acordo com coordenador de projetos de segurança alimentar e nutricional do Estado, Jarimar dos Santos Ferreira foi um momento importante com a presença da Amucan que está em parceria para avançar e melhorar a qualidade de vida da população combatendo a extrema pobreza. "Dados estatísticos comprovam que a população infantil no Brasil como um todo, e no Pará não é diferente, está acima do peso e provavelmente terão doenças advindas da má alimentação. Pretendemos trazer essa política para fazer parte da realidade do povo do Baixo Amazonas que é um grande desafio e o estado quer estar presente para fazer essa política funcionar. Temos muito a aprender com Santarém que já tem uma experiência muito boa com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já é referência para a região", pontuou o coordenador.
O coordendor destacou que a partir desse encontro a expectativa é iniciar em breve uma ação mais específica por meio de processo de qualificação para aprofundar essa política. "Ficamos felizes em receber a equipe do Estado e poder alinhar essas iniciativas. Mais felizes ainda em saber que Santarém é referência de execução dos equipamentos através do Programa de Aquisição de alimentos (PAA) e do Restaurante Popular - que hoje funciona atendendo a popuilação com mais de 500 unidades de refeições, sendo o maior equipamento de RP do país. Com essa troca de informações ganhamos e ficamos felizes em passar a prática de todas essas políticas que muitas vezes os municípios ainda estão pensando em fazer e já estamos executando", destacou Fagner Gonçalves chefe da Divisão de Segurança Alimentar.Ação do PAA em Santarém