Praia do Cajueiro em Alter do Chão
Autora: Fernanda Rabelo
Fotos: Arquivo Ccom/PMS
Neste dia 08 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Turismo. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), ressalta os encantos naturais que fazem de nosso município um dos principais destinos turísticos do país e do mundo. O turismo é um dos segmentos mais importantes para economia de Santarém e foi um dos segmentos que mais sofreu com a pandemia. Hoje, trabalhamos para a retomada gradativa das atividades e de seu crescimento.
Santarém por si só esbanja turismo por todos os seus quatro cantos e regiões e não é difícil visitar e se apaixonar por esse local rico em cultura, religiosidade, gastronomia, praias e outros. O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, conta que Santarém se prepara para reviver a sua melhor fazer turística no pós pandemia, com investimentos altíssimos advindos do Ministério do Turismo orçado em mais de R$ 10 milhões de reais com as obras da Rodovia Interpraias; com toda a obra da orla do Maracanã e com melhorias da Praça do Çairé em Alter do Chão, além dos investimentos do Governo do Estado do Pará, através da SETUR, tendo o seu maior recurso na Construção do Centro de Convenções do Tapajós, colocando assim Santarém ainda mais na rota turística e de eventos da região norte do país.
“Podemos agradecer que nossa Pérola do Tapajós é privilegiada, aqui o nosso turismo de sol e praia se estende por quase que o ano todo e começaremos a explorar também o turismo de base comunitária, levando esses visitantes para conhecer belezas oriundas dos nossos interiores, Santarém antes da pandemia já recebia cerca de 30% do turismo do Pará e nosso desafio será aumentar essa porcentagem e trazer mais pessoas para conhecer os encantos da Santarém,” lembra Alaércio Cardoso.
Terminal Fluvial Turístico da orla de Santarém
Em 2019, um estudo feito pelo buscador Viaja Lá elegeu Santarém como o destino mais visitado em 2020 dentre todos os roteiros brasileiros, isso significou um crescimento de 54% de viajantes brasileiros que desejavam conhecer os encantos da Pérola do Tapajós. Por duas outras vezes, Santarém apareceu como destino para turistas do Brasil e do exterior, em 2009 quando o Jornal Inglês “The Guardian” elegeu Alter do Chão como a praia de água doce mais bonita do mundo e em 2018 através do caderno “Viagem”, do Jornal o Estado de São Paulo que colocou Santarém como um dos 10 destinos mais procurados do Brasil. Os quilômetros e quilômetros de areias brancas e águas cristalinas enchem quaisquer olhos, mas as regiões de rios e várzeas também, dando espaço ao chamado Turismo de Base Comunitária, um novo ramo a ser explorado pelo município para mostrar que Santarém é turismo durante o verão e o inverno.
Desde o começo da pandemia os cursos e projetos ofertados pela Semtur precisaram ser reduzidos e quando retornaram seguiram todos os protocolos de segurança sanitária. Em 2020, a Secretaria retomou suas turmas de curso, sendo três de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos e três de Condutor Local de Turismo, totalizando 54 pessoas com certificados.
Praia de Ponta de Pedras
Para o coordenador do canal no YouTube Turismo Aqui, Emanuel Júlio Leite, o turismo se não foi o principal, mas foi um dos segmentos que mais sofreu impactos negativos com a pandemia.
“Nós que trabalhamos com o turismo tivemos que inventar para não retardar mais todo o processo, o Poder Público precisou traçar metas para o retorno do segmento e assim que a pandemia passar, quem não parou irá sobreviver, mesmo em tempos difíceis”, contou o youtuber.
O proprietário da Pousado do Mingote em Alter do Chão, Dorisson Lobato de Sousa, falou da perspectiva que o setor hoteleiro espera para o ano de 2020 sem nem imaginar que a pandemia atrapalharia todo o processo de altas reservas que já tinham sido realizadas, até mesmo para a falada baixa temporada ou inverno amazônico. “Tinhamos quase que 100% de nossa capacidade reservada. O Brasil e o mundo queriam conhecer ou revisitar Alter do Chão e a queda foi mais de 80% nos cancelamentos. Durante o período de fechamento total, trabalhamos o planejamento e a organização para que em um futuro próximo possamos atender ainda melhor nossos hóspedes, seguindo os protocolos de segurança”.
Para o prefeito Nélio Aguiar, os investimentos públicos e privados juntamente com nossas belezas naturais serão as principais armas para retomarmos o crescimento turístico após a pandemia.
“Já temos a aprovação do projeto do tão sonhado Centro de Convenções, a orla do Maracanã em andamento. Então, são investimentos públicos que somados ao do setor privado vão estruturar a permanência do turista e atrai eventos para nossa cidade. Ao lado de tudo isso, somos abençoados por Deus que nos deu toda essa beleza natural que encanta o mundo”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
Data
O Dia Nacional do Turismo foi criado pela Lei Nº12.625, data que lembra o pedido que o estado do Paraná fez em 08 de maio de 1916, solicitando que as terras próximas às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e assim foi criado o Parque Nacional do Iguaçu, virando uma forte zona turística no Brasil.
Alguns de nossos pontos turísticos: Alter do Chão, Ponta de Pedras, Catedral da Matriz de N. Sra. Da Conceição, Lago do Maicá, Pajuçara, Ponta do Cururu, Encontro das Águas, Lago das Vitórias Régias, Juá, Centro Cultural João Fona, Casa da Cultura, Orla da Vila Arigó, Rio Arapiuns, Ponta Grande, Orla de Santarém, Cachoeira do Maró, etc.