Assuntos de grande relevância para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como o Pacto de Aprimoramento do Suas; Plano de Ação da Gestão Municipal; Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto; Serviços de Acolhimento de Alta Complexidade no âmbito do Suas/PA foram debatidos nesta sexta-feira (24), no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas do Estado do Pará. Pela primeira vez, o Município de Santarém sediou a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Assistência Social, que está em sua 120ª edição. Essa foi a segunda reunião descentralizada, a primeira aconteceu em Marabá.
Saiba Mais:
A reunião foi presidida por Heitor Pinheiro da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com participação da secretária Executiva da Seaster, Leila Machado. Diretores e Técnicos da Seaster, além dos gestores da Assistência Social de 17 municípios do Pará participaram.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, deu as boas vindas agradecendo a escolha do município para este importante encontro. "É a primeira vez que sediamos uma reunião tão importante para nós da Assistência Social, ouvir as dificuldades que nós também enfrentamos, conhecer alternativas para superá-las, trocar experiências com os demais municípios foi extremamente importante", avaliou.
"Eu digo que fortalecer o Suas no Pará significa isso. Pensar de forma descentralizada. É com muita alegria que escolhemos Santarém para sediar a nossa CIB é uma forma de aproximar os municípios, e discutir ações que são particulares ou peculiares da região. Estando aqui, a gente se sente muito mais a vontade, ficamos seguros para tratar dos temas e ouvir as contribuições também. É um momento de troca, a gente agradece Santarém por sediar conosco o evento e com certeza a gente sai dessa reunião hoje mais fortalecido, no sentido de pensar no Suas que possa realmente contemplar o Pará com todas as suas peculiaridades especial aqui da região do Baixo Amazonas e da região do Tapajós", observou Heitor Pinheiro, Presidente da CIB e secretário da Seaster.
A Prefeitura de Santarém aproveitou para apresentar o Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias que está desenvolvendo no acolhimento aos indígenas da etnia Warao desde o dia 28 de setembro do ano passado. "Foi possível compartilhar nossas experiências e desafios com os gestores e técnicos do estado e municípios presentes na reunião. O objetivo dessa apresentação foi principalmente socializar as informações de como estamos executando o serviço de Acolhimento para Adultos e famílias Warao e pedir que o Coegemas e a Seaster possam articular em âmbito nacional, nas instâncias de pactuação, apoio técnico do Governo Federal para fortalecermos cada vez mais o atendimento a essa demanda que é nova e desafiadora, no que tange o atendimento institucional a povos indígenas que encontram-se em situação de refúgio no nosso município e demais municípios da Região Norte do Brasil. Provocamos os presentes sobre a importância de elaboramos em conjunto com o Governo Federal, Estadual e municípios, um Protocolo Integrado de Atendimento aos indígenas refugiados da Venezuela", relatou Gabrielle Andrade, assessora técnica da Semtras.
O município chegou a acolher pouco mais de 250 indígenas, atualmente está com 66.