1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém sedia pela primeira vez reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social
Santarém sedia pela primeira vez reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social Autor: Desconhecido

Santarém sedia pela primeira vez reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Assuntos de grande relevância para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), co...

Assuntos de grande relevância para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como o Pacto de Aprimoramento do Suas; Plano de Ação da Gestão Municipal; Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto; Serviços de Acolhimento de Alta Complexidade no âmbito do Suas/PA foram debatidos nesta sexta-feira (24), no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas do Estado do Pará. Pela primeira vez, o Município de Santarém sediou a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Assistência Social, que está em sua 120ª edição. Essa foi a segunda reunião descentralizada, a primeira aconteceu em Marabá.

Saiba Mais:

A reunião foi presidida por Heitor Pinheiro da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com participação da secretária Executiva da Seaster, Leila Machado. Diretores e Técnicos da Seaster, além dos gestores da Assistência Social de 17 municípios do Pará participaram.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, deu as boas vindas agradecendo a escolha do município para este importante encontro. "É a primeira vez que sediamos uma reunião tão importante para nós da Assistência Social, ouvir as dificuldades que nós também enfrentamos, conhecer alternativas para superá-las, trocar experiências com os demais municípios foi extremamente importante", avaliou.

"Eu digo que fortalecer o Suas no Pará significa isso. Pensar de forma descentralizada. É com muita alegria que escolhemos Santarém para sediar a nossa CIB é uma forma de aproximar os municípios, e discutir ações que são particulares ou peculiares da região. Estando aqui, a gente se sente muito mais a vontade, ficamos seguros para tratar dos temas e ouvir as contribuições também. É um momento de troca, a gente agradece Santarém por sediar conosco o evento e com certeza a gente sai dessa reunião hoje mais fortalecido, no sentido de pensar no Suas que possa realmente contemplar o Pará com todas as suas peculiaridades especial aqui da região do Baixo Amazonas e da região do Tapajós", observou Heitor Pinheiro, Presidente da CIB e secretário da Seaster.

A Prefeitura de Santarém aproveitou para apresentar o Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias que está desenvolvendo no acolhimento aos indígenas da etnia Warao desde o dia 28 de setembro do ano passado. "Foi possível compartilhar nossas experiências e desafios com os gestores e técnicos do estado e municípios presentes na reunião. O objetivo dessa apresentação foi principalmente socializar as informações de como estamos executando o serviço de Acolhimento para Adultos e famílias Warao e pedir que o Coegemas e a Seaster possam articular em âmbito nacional, nas instâncias de pactuação, apoio técnico do Governo Federal para fortalecermos cada vez mais o atendimento a essa demanda que é nova e desafiadora, no que tange o atendimento institucional a povos indígenas que encontram-se em situação de refúgio no nosso município e demais municípios da Região Norte do Brasil. Provocamos os presentes sobre a importância de elaboramos em conjunto com o Governo Federal, Estadual e municípios, um Protocolo Integrado de Atendimento aos indígenas refugiados da Venezuela", relatou Gabrielle Andrade, assessora técnica da Semtras.

O município chegou a acolher pouco mais de 250 indígenas, atualmente está com 66.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.