Investimentos públicos e retomada de obras impulsionaram a geração de empregosSantarém registrou saldo positivo de mais de 200 postos de trabalho nos primeiros quatro meses do ano. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia, de janeiro a abril de 2019 foram 216 empregos formais, resultado que manteve o município na quarta posição no ranking entre os dez que mais geram empregos no estado do Pará.
Apesar do quadro de recessão que o Brasil ainda se encontra, alguns setores da economia começam a dar sinais de recuperação. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), da Prefeitura de Santarém, o saldo positivo na geração de empregos em Santarém é impulsionado pelos bons resultados apresentados no setor de serviços e investimentos públicos (obras em andamento).
Leia também:
"O setor de serviços vem se destacando no decorrer dos anos, contribuindo com a geração de emprego. Esse setor inclui educação, saúde, turismo (gastronomia, rede hoteleira, etc), além de prestadores de serviço na área portuária", explica a chefe de Divisão da Semdec, Rosemary Fonseca, que também é coordenadora do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS).
Os postos de trabalho gerados em Santarém são fruto de um trabalho da Prefeitura de Santarém que inclui captação de recursos públicos para a realização de obras, que movimentam diversos setores e geram empregos diretos e indiretos; austeridade em relação aos gastos públicos e atração de investimentos privados.
Desde o começo da atual gestão, o município apresenta saldo positivo e bastante significativo vindo de dois anos consecutivos de números negativos. Veja a evolução:
Esse resultado manteve Santarém na quarta posição no Ranking dos 10 municípios do estado com maiores saldos de empregos, atrás de Castanhal, Marabá (que conta com royalties da mineração) e Abaetetuba, mas, à frente de municípios como Itaituba - que conta com o porto do distrito de Miritituba e um pujante modal rodoviário de embarque e desembarque de cargas - Santana do Araguaia; Eldorado dos Carajás; Parauapebas - ambos municípios mineradores - Santa Izabel do Pará e Capanema.