1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém recebe comitiva para execução da 2ª fase do projeto "InovaJuntos" 
Santarém recebe comitiva para execução da 2ª fase do projeto "InovaJuntos"  Autor: Agência Santarém

Santarém recebe comitiva para execução da 2ª fase do projeto "InovaJuntos" 

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Visitantes estão no município para discutir problemas e soluções para a inovação e o desenvolvimento sustentável. 

Cerca de 20 pessoas de municípios do Brasil e de Portugal chegaram à Santarém para a 2ª fase do Projeto InovaJuntos. Desta vez, o objetivo é realizar a Missão Técnica de Cooperação com a mostra das boas práticas aqui desenvolvidas, a fim de que os municípios visitantes possam identificar e estabelecer a melhor forma de cooperação. 

A agenda, iniciada na quarta-feira, 25, se estende até o domingo, 29, e conta com a participação de dois representantes de cada local envolvido e da Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Cultura (SEMC) e Turismo (Semtur). 

“A partir daqui se constroem de fato as relações de cooperação. A partir daqui se faz essa interação, se conhece as boas práticas e quais são as dificuldades. A partir de agora se constroem as relações de cooperação do que nós precisamos ter desses municípios que eles já estão mais avançados e o que nós podemos contribuir também nos processos que esses municípios apresentam como dificuldade e vulnerabilidade”, destacou Roselene Andrade, Técnica de referência do projeto. 

O "InovaJuntos" é um Projeto de Cooperação Internacional que visa a inovação e a sustentabilidade. Realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e apoio financeiro da União Europeia (EU). 

O estudo trabalha em 4 temas principais: desenvolvimento econômico e inovação; desenvolvimento territorial e consórcio; cidades verdes e mudanças climáticas; e espaços inclusivos de inovação cultural e social. 

Esta edição iniciou em 2021, com a 1ª fase, onde houve o lançamento do Edital. Santarém ganhou destaque, sendo um dos primeiros municípios aprovados. Já em abril de 2022, uma equipe esteve no município realizando o diagnóstico. 

“Eu estive aqui em abril pro diagnóstico vocacional participativo, que é uma das entregas do Projeto em que a gente veio ouvir de vários setores da sociedade. Tivemos ali a sociedade civil organizada, produtores, empreendedores, academias, universidades, pra gente saber como está o município e como a partir desse diagnóstico podemos, com o Projeto e com a Cooperação internacional, melhorar e conseguir desenvolver dentro do município a solução de problemas e desafios”, disse Rhaellyse Oliveira, Assessora Internacional do Projeto Inova Juntos. 

A iniciativa terá como beneficiários diretos 20 municípios brasileiros e 20 estrangeiros, sendo 12 portugueses e 8 latino-americanos para o fomento da cooperação internacional triangular com o foco no desenvolvimento do potencial vocacional dos entes locais. 

“É absolutamente fundamental essa cooperação. Todos nós temos os mesmos problemas, mas em escalas diferentes ou com recursos e ferramentas diferentes, mas os problemas são os mesmos, por isso quando nos unimos conseguimos partilhar conhecimento, aprendizagens, trocar ferramentas, essa é uma das formas de nós eliminarmos as diferenças e trabalhar a questão da paz", ressaltou Gisela Barbosa, Chefe de divisão de cidadania e juventude do município de Valongo, Portugal. 

Em novembro deste ano, Santarém vai novamente à Portugal para a terceira fase do Projeto. 

Para o Prefeito Nélio Aguiar, poder participar de Projetos de cooperação internacional, é algo de suma importância. E a felicidade é ainda maior por Santarém ser um dos primeiros projetos selecionados. "Nós já tivemos em Lisboa, já recebemos uma equipe para fazer o diagnóstico e agora recebemos essa equipe de diversas partes do Brasil e de Portugal. Nós vamos mostrar a nossa experiência e conhecer as experiências deles. Assim, poderemos beneficiar toda a nossa população. Precisamos de desenvolvimento sustentável, precisamos de desenvolvimento humano, então temos que ter apoio para resolver esses desafios. É isso que queremos através do Projeto InovaJuntos, abrir portas para captar recursos, participar dos editais e melhorar nosso cenário”, pontuou o Gestor.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.