O Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, assinou no último sábado (10), em Santarém, a ordem de serviço para o início das obras dp Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros do município.
O Prefeito Nélio Aguiar agradeceu ao governo do Estado pelo atendimento da demanda – que é um problema antigo em Santarém e reforçou o alcance de resultados, através de parcerias. "Essa luta iniciou quando na Assembleia Legislativa do Pará, junto com a bancada da região ao analisar um projeto no valor de R$ 1 milhão de reais, observamos que não havia contemplação para terminais hidroviários. Solicitamos então ao governador que fosse incluído no projeto recursos para investimentos na construção de terminais hidroviários. Colocamos a triste realidade do terminal improvisado da Praça Tiradentes para o governador, e ele imediatamente autorizou a liberação de recursos. Com essa assinatura estamos buscando solucionar um problema histórico. Será uma obra estruturante que vai trazer impactos positivos para o turismo e para economia de Santarém", disse Nélio.
O terminal será instalado na área onde funcionou a antiga fábrica da Tecejuta, no bairro Prainha. De acordo com a Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), a estrutura deverá atender em média 60 mil passageiros por mês. O terminal vai suprir as carências dos trabalhadores e população que utiliza atualmente um espaço improvisado em frente à Praça Tiradentes, no bairro da Aldeia.
Durante a agenda em Santarém, o governador assinou várias ordens de serviço, entre elas: assinatura de convênio de expansão no Serviço de Hemodiálise do HRBA, através da Sespa; autorização para realização de obras pela Celpa para o fornecimento de energia elétrica para a região do Aritapera e Tapará - para qual a Prefeitura de Santarém, por meio da Semma, emitiu licença Ambiental agilizando e facilitando o início da distribuição de energia para as comunidades ribeirinhas.
O prefeito Nélio também relatou a Jatene a necessidade de implantar um terminal hidroviário na Vila de Alter do Chão e na comunidade do Aninduba. "Agradeço a parceria do Governo do Estado, pois sempre enfatizo que ninguém governa sozinho. Com este pensamento, de que devemos unir forças, conseguimos dar mais resultados para a população. Desta forma sigo diariamente e incansavelmente buscando parcerias, fazendo sempre pedidos em prol da população, pois estou prefeito é para servir", finalizou.
A obra está orçada em R$ 59.884.105,61 e a previsão é a de que em agosto de 2019 esteja concluída.