1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém está entre os 15 municípios do Pará atualizados no sistema Sadipem
Santarém está entre os 15 municípios do Pará atualizados no sistema Sadipem Autor: Desconhecido

Santarém está entre os 15 municípios do Pará atualizados no sistema Sadipem

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A partir de hoje, 31 de janeiro de 2019, todos os municípios brasileiros são obrigados a manter o Ca...

A partir de hoje, 31 de janeiro de 2019, todos os municípios brasileiros são obrigados a manter o Cadastro da Dívida Pública (CDP) atualizado. A Prefeitura de Santarém cumpriu mais uma obrigação federal e está entre os 115 municípios atualizados no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem). Dos 144 municípios do Pará, somente 15 prefeituras realizaram a atualização cadastral, sendo: Água Azul do Norte, Anajás, Barcarena, Chaves, Curionópolis, Goianésia do Pará, Inhangapi, Jacareacanga, Nova Ipixuna, Piçarra, Pontas de Pedras, Quatipuru, Santarém, São João da Ponta e Xinguara.

"O município que não realizou o cadastro será registrado no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias - que é o Cauc - e será impedido de receber transferências voluntárias e de contratar operações de créditos. As informações constantes no cadastro são referentes ao encerramento do exercício em 31/12/2018, contudo as dívidas referem-se a anos anteriores a 2017, ou seja até 2016", explicou o contador da Prefeitura de Santarém, Romilson Lúcio Azevedo Moura.

A retirada, pela atual gestão, do município de Santarém do Cauc possibilitou que a cidade recebesse investimentos como a nova orla que está sendo construída, investimento de R$ 72 milhões adquiridos junto ao Ministério da Integração.

Secretária Josilene Pinto: Gestão eficiente.Para a titular da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), Josilene Pinto, este cadastro é de fundamental importância, pois sem o devido registro regularizado as administrações municipais não poderão receber verbas provenientes da união. "É o cumprimento de mais uma obrigação que nosso município têm perante o Governo Federal, isso coloca Santarém numa situação bastante privilegiada. Temos primado em cumprir os prazos legais que nos são impostos, para envio de informações. Isso mostra o quanto a gestão do prefeito Nélio Aguiar vem se tornando cada dia mais eficiente e preocupada com a transparência, com o prestar das informações dos atos que a gestão pratica. Santarém enviou as informações e teve o processo homologado no Sadipem até a data de ontem, 30 de janeiro, que era o prazo final. Então assim o município continua adimplente sem nenhuma restrição para receber repasse de verbas federais", enfatizou.

Sobre o Sadipem – De acordo com informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o sistema foi criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para analisar o preenchimento do CDP, das operações de crédito e garantias da União, dos Estados e dos Municípios. Além de monitorar o gerenciamento e a análise dos pleitos de operação de crédito dos entes da Federação.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.