Santarém estava entre os 28 municípios do estado do Pará no Encontro Estadual de Adolescentes do Selo Unicef da Amazônia Legal que aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto. O evento foi realizado no espaço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi parte de uma estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de engajamento e mobilização para a participação de adolescentes e jovens visando a garantia dos direitos.
O encontro contou com a parceria técnica do Instituto Peabiru e do Governo do Pará. Aproximadamente 40 adolescentes e jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nucas) e da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (Juvas) participaram.
Os representantes do município de Santarém foram o psicólogo Igor Oliveira (mobilizador do selo no município) e a adolescente Estela Santos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
Eles acompanharam a discussão de temas relevantes no universo da adolescência e juventude atuais, tais como autoestima, autoproteção e empoderamento, além dos principais temas das políticas públicas para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, contando com o apoio de especialistas técnicos, educadores, assistentes sociais e equipe técnica do Unicef da região Amazônica.
"Foi muito importante estarmos em Belém representando Santarém. Tive a oportunidade de conhecer outros mobilizadores, outros adolescentes, conhecer a realidade de cada município. Todos estão se esforçando para promover a política pública. Ficamos felizes pela Secretaria de Assistência Social, a secretária Celsa Brito e pelo Prefeito Nélio Aguiar estarem comprometidos para que a gente consiga mais um ano trazer a certificação do Selo Unicef para a nossa cidade. Para mim como mobilizador foi gratificante e voltamos para Santarém com novas ideias para trazer conquistar a certificação", pontuou o mobilizador do selo no município Igor Oliveira.
A adolescente do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) Estela Santos ficou empolgada com a viagem. "Estou muito feliz de ter vindo para Belém, essa integração foi importante, eu aprendi várias coisas sobre o empoderamento, autoestima que servirá para eu passar para vários adolescentes do NUCA. Eu agradeço à Semtras pela oportunidade", destacou.
A finalidade do Encontro Estadual foi de fortalecer os processos de mobilização de adolescentes nos municípios que participam da edição 2017-2020 do Selo Unicef. Hoje, na Amazônia Legal, 429 Núcleos Adolescentes foram formalizados, e mais de cinco mil meninos e meninas estão mobilizados por meio dos núcleos.
Sobre o Selo UNICEF
O Selo Unicef realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo Unicef significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas. Mais informações em www.selounicef.org.br.