A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está trabalhando na construção da terceira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF). As UBSF são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), equipadas com materiais, mobiliário e ambientes necessários para atender à população ribeirinha.
Santarém já conta com os Abarés I e II e agora deve receber uma terceira UBSF, que irá fortalecer ainda mais o atendimento à saúde das comunidades ribeirinhas. As UBSF buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado às suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), do Ministério da Saúde.
Esta UBSF está orçada em R$ 1.869.450,00 (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, quatrocentos e cinquentas reais) e está sendo custeada com recursos federais em contrapartida do município. As obras de construção começaram este ano e é uma iniciativa do governo federal, na qual Santarém foi contemplada, dadas suas especificidades locais, com diversas comunidades existentes às margens dos rios, cuja população necessita de melhores condições de assistência à saúde.
De acordo com a Diretora da Atenção Básica de Saúde da Semsa, enfermeira Maria Albanice Leal Dias, essa UBSF vai atuar nas regiões do Lago Grande e Ituqui, onde as equipes estarão uma vez por mês, passando cerca de 10 dias em cada uma delas.
Na região do Lago Grande serão atendidas 75 comunidades e na região do Ituqui, serão 20 comunidades, num total de 95 comunidades recebendo atendimento de qualidade, através da UBS Fluvial. Serão disponibilizados atendimentos médicos e exames laboratoriais de rotina, atendimentos de emergência, programas como o saúde da família, planejamento familiar, saúde da criança e imunizações, consultas de pré-natal, saúde da mulher, exame preventivo do câncer de colo uterino, saúde oral, dentre outros. Segundo ela, a UBSF vai funcionar com uma equipe composta por marinheiros, médico, enfermeiros, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, odontólogo, técnico em saúde bucal, auxiliar de serviços gerais e cozinheiro.
A previsão é que a terceira UBSF de Santarém entre em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2018.