1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém 358 anos: Noite de quarta-feira encerra com lançamento de livro e Carimbolada
Santarém 358 anos: Noite de quarta-feira encerra com lançamento de livro e Carimbolada Autor: Desconhecido

Santarém 358 anos: Noite de quarta-feira encerra com lançamento de livro e Carimbolada

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A programação de aniversário da Pérola do Tapajós, alusiva aos 358 anos, promoveu mais um dia de fes...

A programação de aniversário da Pérola do Tapajós, alusiva aos 358 anos, promoveu mais um dia de festejos nesta quarta-feira (19), e ocorreu em vários pontos do município. A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) esteve no primeiro momento na cidade em parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE) e do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), no lançamento da obra titulada "Pastoral do Menor-Irmão Ronaldo David Hein", na sede matriz. E no segundo momento na Vila de Alter do Chão no Projeto "Cultura na Comunidade" com a Carimbolada do Movimento e Carimbó do Oeste do Pará que animou moradores e turistas na Praça Sete de Setembro.

No final da tarde, na sede matriz, o retorno do missionário à Pastoral do Menor foi para homenagem por meio de obra escrita de momentos da história da Pastoral do Menor em Santarém intercalada a história do Irmão Ronaldo, conhecido em Santarém por ser missionário da Congregação da Santa Cruz do Colégio Dom Amando e que teve parte da vida dedicada a ajudar crianças e adolescentes em situações de risco. Na abertura, amigos, colaboradores técnicos, alunos e autoridades do Município e Legislativo santareno participaram do momento mais que merecido ao missionário.

O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira, Pixica, demonstrou a emoção na oratória. "Assim que fomos comunicados pelo diretor do ICBS, o Cristovam Sena, sinalizamos junto ao Governo do Estado do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado que nos atendeu, o que demonstra cada vez mais interesse e carinho a Santarém", destacou o titular da pasta da Cultura no município.

"A visão do meu trabalho sempre esteve à valorização humana e dedicação integral na Fé. Sempre encaminho as pessoas a tomar consciência do valor próprio, e que Deus o criou à sua imagem e semelhança. São todos irmãos e irmãs nessa grande família de Deus. Estou satisfeito pelos momentos dessa vivência na Pastoral do Menor estarem transcritos na obra", disse o missionário.

E pela primeira vez, há o envolvimento do Governo do Estado do Pará no apoio ao ICBS, que demonstra cada vez mais interesse e carinho a Santarém, resultado da parceria município e Estado. "A IOE foi parceria dessa obra por entender da grande relevância da obra ao município de Santarém e a todo o Estado. No sentido de valorizar a produção cultural e social. Porque na obra se tem a relevância social pelo trabalho desenvolvido. E nós fizemos toda a impressão dos livros", declarou o representante da IOE, Moséis Alves.

Renovação e transformação são comprovações de quem foi instruído e liderado pelo missionário desde os 12 anos de vida na Pastoral do Menor. E atualmente, com 34, e pedagogo do Polo Elcione Barbalho, Renivaldo Duarte.

"Minha vida mudou aqui na Pastoral do Menor, entrei adolescente e eu continuo mais como profissional, agora. E o que sempre lembro dele são os diálogos que teve comigo para eu melhorar de vida e poder ajudar as outras pessoas", destacou.

Sobre o Irmão Ronaldo
Irmão Ronaldo David Hein nasceu nos Estados Unidos, cidade de Evangeline, estado de Indiana, no dia 20 de junho de 1932. Filho de descendentes de famílias integrantes da Alemanha.

Fez o pré-escolar até o ensino médio com os Irmãos da Santa Cruz. Em 1950 entrou na Congregação e fez o Mestrado em Física e Matemática, completando sua formação acadêmica. Em 1965 recebeu carta convite para vir participar de uma missão no Brasil. Chegou ao Brasil no dia 16 de agosto de 1965, com 33 anos de idade.

Veio primeiro para o Rio de Janeiro, Petrópolis, onde passou cinco meses, no processo de aculturação e aprendizagem da língua portuguesa. Em seguida foi para São Paulo, Campinas, onde passou três anos dando aula e orientação para os alunos do Colégio. Desembarcou em Santarém no final de 1968 e foi morar em Emaus, comunidade de Diamantino, onde foi diretor dos noviços, por três anos.

Em 1972 começou a lecionar no Colégio Dom Amando. Foi professor de física, ciências e desenho mecânico. Era também encarregado da formação integrada da pessoa humana. Em 1975 foi convidado pelo Bispo Dom Tiago para coordenar o ensino religioso nas escolas do Estado. Missão que assumiu até 1982, quando teve inicio aos trabalhos com a Pastoral do Menor.

Em 2017, no segundo semestre, irmão Ronaldo foi transferido para trabalhar em Belo Horizonte, foi ajudar no inicio de uma nova comunidade de formação.

"Foram 35 anos de trabalho com a equipe da PAMEN. Caminhamos juntos, colhendo as alegrias e enfrentando os desafios. Conseguimos ser for=na Sala Cultural do Theatro Victória, às 19 horas. Na sexta-feira (21), na Praça de Eventos, o Show Gospel, Show da Banda Tapajoara, e os Show Nacionais, Uendel Pinheiro, Alô Bateria (Ivo Meirelles, Arlindinho Cruz, Sandra de Sá e Dudu Nobre. E no dia do Aniversário de Santarém, sábado, 22 de junho, entrega das Medalhas Pe. João Felipe Bettendorf, Show Canta Santarém, e Parabéns a Santarém, no Centro Cultural João Fona.

Projeto Cultura na Comunidade na Vila de Alter do Chão ( Carimbolada)
Ainda na noite de quarta-feira (19), na Praça Sete de setembro, os membros do Movimento de Carimbó do Oeste do Pará juntaram-se e foram as atrações na Vila de Alter do Chão. "Noite importante alusiva para festejar o aniversário de Santarém e com os grupos que estão ligados ao Movimento de Carimbó no Oeste do Pará. No uso do banjo, instrumentos, as maracas, violão e o curimbó. Aqui estão presentes Cobra Grande, Kumaru, Kautá de Carimbó e Tatu Kanastra. Festa maravilhosa", detalhou o Mestre de Carimbó, Chico Malta.

Na rodada dançante, a carimboleira mirim, Agátha Freitas, de 12 anos, acompanhada dos pais fez evoluções no ritmo do carimbó e no vestuário típico, blusa e saia de estampas floridas. "Eu amo dançar o carimbó e gosto do som de todos os grupos, mas em especial o Kuatá de Carimbó", disse a carimboleira de Alter do Chão.

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93-99179-4634) / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.