A Prefeitura de Santarém, por meio da coordenação do Serviço de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que praticamente todas as rotas - que apresentaram problemas no início deste mês de agosto - foram devidamente normalizadas. As empresas prestadoras desse serviço foram autorizadas a retornar com as atividades.
O coordenador do Serviço de Transporte Escolar, Adson Pinto relatou que pode haver casos isolados, mas ocorre por falta de trafegabilidade em alguns ramais quando se trata a região do Planalto. Nesses casos, ele explicou que os diretores das escolas já entraram em contato com Semed que formalizou as ocorrências à pasta competente, no caso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Familiar (Semap).
Saiba Mais:
O coordenador esclareceu que a manutenção nos ramais das comunidades de assentamento, é de responsabilidade do Governo Federal, com execução através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nesses casos a resolução é mais demorada, uma vez que foge à competência do Governo Municipal.
As rotas que atendem os estudantes das regiões de rios e da várzea também estão normalizadas. "Se houver alguma rota com problema a comunidade pode entrar em contato conosco. Dessa forma, imediatamente, vamos poder cobrar da empresa responsável, para que o serviço seja regularizado", observou Adson.
As comunidades e o Conselho Escolar podem ajudar a fiscalizar e acompanhar o serviço de transporte escolar, principalmente, quando surgir alguma anormalidade nas rotas dos ônibus que não atendam o que determina o contrato com as empresas. "Nessas situações precisamos ser informados para que notifiquemos as empresas e assim, possamos exigir a elas que cumpram com o que está estabelecido em contrato", concluiu o coordenador.