4. Rito religioso, danças tradicionais e shows marcam a primeira noite do Çairé 2017
Rito religioso, danças tradicionais e shows marcam a primeira noite do Çairé 2017 Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

A parte religiosa do "Çairé Festa e Fé", que iniciou pela manhã com o levantamento dos mastros, continuou na noite desta quinta-feira (22) no barracão com ladainhas e louvor à Santíssima Trindade. No ritual, os integrantes dão uma volta no início e outra no fim ao redor dos dois mastros levantados pela manhã e enfeitados com frutas, símbolos de fartura. Cada mastro representando um homem e uma mulher, que são o juiz e a juíza da festa. O ritual é para abençoar a colheita.

Saiba mais:

No fim, há uma cerimônia de beijar fitas nas mãos do casal de juízes. "Refere-se ao tempo do Império em que a Corte vinha e tinham que beijar a mão do monarca. Depois, a Igreja, com as fitas, os rosários dos Santos", explica Wilson Figueira, que participa desde a década de 1980 do ritual.

Do lado de fora do barracão, o capitão da festa, Célio Camargo, que vive há 14 anos o personagem, andava de um lado para o outro visando manter a ordem. "Fico verificando as barracas para ver se não tem som alto para interromper a ladainha. Se tiver, mando baixar. Manter a ordem e disciplina para evitar problemas mais graves", explicou.

Em seguida, show na Praça do Çairé com Nelson Vinencci e Walluc para esquentar o público enquanto o Lago dos Botos ainda não havia sido aberto. Assim que foi liberada a entrada, o público pôde assistir a várias apresentações com danças tradicionais e uma dança convidada.

Foram apresentados Ritual Indígena, danças dos idosos atendidos pelos equipamentos ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Apresentaram-se ainda o grupo Carimbó Beira de Rio, com membros convidados do grupo Bailado de Carimbó, campeão do Festival Folclórico de Santarém deste ano.

Para os quase 150 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão, a noite teve um brilho além da roupa de cetim que eles vestiam. Os usuários puderam mostrar para quem assistiu que garra e disposição fazem parte de suas vidas. Os idosos do SCFV, do Cras Alter do Chão, apresentaram a "Dança Xote Ecológico", com muita alegria foi mais uma participação especial por contribuírem com a cultura local.

Os idosos atendidos pelo CCI levaram para o "Lago dos Botos" a "Dança Paraíba Masculina". Vestidos a caráter, foram protagonistas da tão pulsante cultura nordestina para a sociedade santarena e turistas, fortalecendo e apresentando a cultura das diversas regiões do Brasil. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), tradicionalmente participa desta linda festa, levando os idosos que fazem questão de demonstrar o motivo de fazer parte da melhor idade e o que eles aprendem diariamente nos serviços. A Semtras está divulgando em uma "Tenda Social", seus programas e serviços e expondo os trabalhos realizados em oficinas produzidos pelos usuários participantes do SCFV, Programa de Atendimento Integral a Família (Paif) e grupo de mulheres.

Já na madrugada deste sexta-feira (22), a festa finalizou com shows do Mestre Solano e, em seguida, banda Quinta Dimensão.

*Colaborou Geisa de Oliveira, da Semtras