Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém e a representante do Ministério da Educação (MEC), Edileuza Penha de Souza, por meio da Coordenação Geral de Educação para as Relações Etnicorraciais (CGERER), reuniu nesta segunda-feira (20) para discutir os avanços e desafios da educação quilombola no município. O encontro aconteceu no auditório da Semed, localizado na Avenida Doutor Anysio Chaves 712, Aeroporto Velho.
Durante a reunião, foram abordados relevantes temas referentes à formação de professores, transporte escolar, materiais didáticos, merenda escolar, construção e reforma de escolas, dentre outros assuntos. De acordo com a coordenadora do CGERER, Edileuza Penha, o acompanhamento pedagógico é fundamental para que o município fortaleça a educação quilombola. “A ideia é acompanhar os processos de instituições de ensino municipais e estaduais que receberam apoio técnico e financeiro do MEC para formação de gestores e educadores para que se faça cumprir o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que estabelece o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas”, completou.
Na terça-feira (21), às 8h, no Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan), a coordenadora do CGERER vai reunir com professores da educação quilombola das escolas de Santarém, tendo em pauta as Diretrizes Curriculares e o papel da educação quilombola. O Sinprosan fica na Alameda 31, nº 181, Aeroporto Velho.