4. Representantes da Bayer conhecem sistemas de monitoramento ambiental em Santarém
Representantes da Bayer conhecem sistemas de monitoramento ambiental em Santarém Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

A comitiva realiza visita para conferir a realidade socioeconômica e especialmente a expansão da agricultura regional

Representantes da multinacional alemã Bayer conheceram os sistemas de monitoramento ambiental (Foto: Júlio César Antunes)Na tarde desta quinta-feira (29), representantes da multinacional alemã Bayer conheceram os sistemas usados para o monitoramento dos usos das áreas do município. O encontro foi no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) com a presença da secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, do presidente do grupo no Brasil, Marc Reichardt, do diretor de Assuntos Governamentais e Sustentabilidade, Jaime Oliveira, da gerente de Comunicação, Larissa Battistini, , além da Diretora Adjunta de Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Lucimar Souza, e diretora regional do Ipam no Baixo Amazonas, Alcilene Cardoso.

A secretária Vânia Portela apresentou a plataforma "De Olho na Floresta" que auxilia no monitoramento da Lista de Desmatamento Ilegal (LDI), ferramenta criada a partir do Decreto Estadual nº 838/2013 que veda a concessão de licenças, autorizações, serviços ou qualquer outro tipo de benefício ou incentivo público por parte dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual aos empreendimentos e atividades situadas em áreas desmatadas ilegalmente no Estado do Pará.A comitiva é formada pelo presidente da Bayer no Brasil, Marc Reichardt, diretor de Assuntos Governamentais e Sustentabilidade, Jaime Oliveira, e pela gerente de Comunicação (Foto: Júlio César Antunes)

"É uma plataforma que usa imagens de satélites em alta resolução, tecnologia que possibilita a constatação exata das áreas degradadas. Assim que constatado, nossa equipe de fiscalização é acionada, faz a verificação no local, realizando a identificação e início do processo administrativo", destacou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.

Constatado o crime, ocorre o embargo e as informações são repassadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que registra a propriedade como área ilegal de desmatamento e o dono é responsabilizado pelas infrações ambientais.A secretária Vânia Portela apresentou a plataforma "De Olho na Floresta" que auxilia no monitoramento da Lista de Desmatamento Ilegal (LDI) (Foto: Júlio César Antunes)