Os indicadores apontam que o município de Santarém está acima das metas projetadas pelo Ministério da EducaçãoEm reunião realizada na última terça-feira (27), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Santarém, para tratar sobre o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Relatório de Recomendações do Mapa de Política Sociais da Fundação Abrinq constatou-se avanços dos indicadores da educação e recomendações sobre itens que precisam de mais atenção O encontro contou com a participação de técnicos da Semed e da articuladora do Selo Unicef em Santarém Roselene Andrade.
A articuladora do Selo Unicef informou que a reunião tratou sobre os resultados constantes no relatório da Fundação Abrinq, referentes a 2016. Entre outros assuntos foi discutido a Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma que trata sobre a evasão, um item considerado importante para que o município pontue no Selo. Roselene também destacou os dados de desempenho, qualidade e acesso, em especial, da educação infantil em Santarém. A técnica explicou que o relatório mostra avanços significativos no que refere ao desempenho, mostra que o município está acima da média. "Esse é um indicador que deixa a educação de Santarém em uma condição positiva, satisfatória, mas o mesmo relatório também traz algumas recomendações com relação a acesso, um item que vai exigir da Semed uma atenção diferenciada", ressaltou.
A partir da reunião, segundo a articuladora do Unicef, os setores da estatística e a coordenação de educação infantil irão adotar o Relatório da Fundação Abrinq como parâmetro, tendo como referência os dados, a partir de 2017, fazendo um comparativo, para saber quais os avanços do município de Santarém, bem como itens que precisam melhorar. "Hoje, o município de Santarém está acima da média em desempenho e qualidade da educação. O relatório se refere aos anos de 2015 e 2016".
De acordo com Roselene, comparado com os registros atuais, nos anos de 2017 e 2018 houve uma melhoria significativa principalmente, com relação a novas unidades de educação infantil, o que deve melhorar significativamente o item que trata sobre o acesso, uma das recomendações do relatório.
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O assessor para assuntos educacionais da Semed, professor Marcos Gentil, disse que é a Secretaria de Municipal Assistência Social (Semtra), por meio de sua representação que conduz o processo do Selo Unicef, embora seja uma agenda inter setorial alcança também a Semed, no que se refere aos indicadores de qualidade da educação, desde a questão do acesso na educação infantil até ao desempenho, que dizem respeito às habilidades e competência dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. "Essas informações são resultados alcançados por nossos alunos nas avaliações externas, realizadas no decorrer do ano", destacou.
Os dados do relatório da Fundação Abrinq são de 2016 e agora será feito um comparativo com os anos subsequentes (2017, 2018 e 2019), o que deve impulsionar a Semed a concentrar esforços nos indicadores que estejam precisando de uma atenção especial.
Gentil disse ainda que sobre a educação infantil e o ensino fundamental, o relatório aponta que Santarém, atualmente é um município de destaque. "Estamos acima da média das metas considerada como padrão, em nível nacional em vários indicadores, a exemplo de acesso, permanência e permanência com sucesso desses alunos na rede, são indicadores satisfatórios, ou seja, acima daquilo que é projetado nacionalmente", registrou.
Segundo Marcos Gentil, na educação infantil, Santarém está próximo de 100% de cobertura para criança de 4 e 5 anos de idade, um indicador que mostra que se está próximo de universalizar a pré-escola; no que se refere à educação infantil de 0 a 3 anos idade em que houve um grande avanço, saindo de 11% em 2016 para 20% em 2020, quando a meta estabelecida é 50%. "Sobre o Ensino Fundamental, os indicadores apontam que o município de Santarém está acima das metas projetadas pelo Ministério da Educação", ressaltou.
O Relatório de Recomendações é um documento composto por diferentes textos de Educação, Saúde e Proteção que foi enviado a todos os municípios que preencheram e validaram o Mapa de políticas sociais dentro do prazo. Um detalhe importante é que cada município recebeu um relatório personalizado, com base nas informações oferecidas no Mapa e também com base em dados de diferentes fontes oficiais de avaliação da educação no Brasil, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Custo Aluno Idade Inicial (CAQi), Plano Nacional de Educação (PNE) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).