4. Relatório de Políticas Sociais da Fundação Abrinq aponta avanços na educação municipal em Santarém
Relatório de Políticas Sociais da Fundação Abrinq aponta avanços na educação municipal em Santarém Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Os indicadores apontam que o município de Santarém está acima das metas projetadas pelo Ministério da EducaçãoEm reunião realizada na última terça-feira (27), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Santarém, para tratar sobre o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Relatório de Recomendações do Mapa de Política Sociais da Fundação Abrinq constatou-se avanços dos indicadores da educação e recomendações sobre itens que precisam de mais atenção O encontro contou com a participação de técnicos da Semed e da articuladora do Selo Unicef em Santarém Roselene Andrade.

A articuladora do Selo Unicef informou que a reunião tratou sobre os resultados constantes no relatório da Fundação Abrinq, referentes a 2016. Entre outros assuntos foi discutido a Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma que trata sobre a evasão, um item considerado importante para que o município pontue no Selo. Roselene também destacou os dados de desempenho, qualidade e acesso, em especial, da educação infantil em Santarém. A técnica explicou que o relatório mostra avanços significativos no que refere ao desempenho, mostra que o município está acima da média. "Esse é um indicador que deixa a educação de Santarém em uma condição positiva, satisfatória, mas o mesmo relatório também traz algumas recomendações com relação a acesso, um item que vai exigir da Semed uma atenção diferenciada", ressaltou.

A partir da reunião, segundo a articuladora do Unicef, os setores da estatística e a coordenação de educação infantil irão adotar o Relatório da Fundação Abrinq como parâmetro, tendo como referência os dados, a partir de 2017, fazendo um comparativo, para saber quais os avanços do município de Santarém, bem como itens que precisam melhorar. "Hoje, o município de Santarém está acima da média em desempenho e qualidade da educação. O relatório se refere aos anos de 2015 e 2016".

De acordo com Roselene, comparado com os registros atuais, nos anos de 2017 e 2018 houve uma melhoria significativa principalmente, com relação a novas unidades de educação infantil, o que deve melhorar significativamente o item que trata sobre o acesso, uma das recomendações do relatório.