Evento deve injetar cerca de R$ 50 milhões na economia de Santarém
Prefeito Nélio Aguiar e Alejandro Agag: preservação, economia e turismo.Esporte, aventura, adrenalina e sustentabilidade. Santarém será sede da primeira edição do evento internacional "Extreme E", rally que reúne exclusivamente veículos 4x4 que não utilizam combustíveis fósseis. O evento que é inédito no mundo e tem apoio da Prefeitura de Santarém será realizado em outubro de 2021 e deve injetar de 50 a 100 milhões de reais na economia das cidades. O município vizinho de Belterra também terá seu território incluído na rota da competição. Outra etapa do evento será realizada na Groelândia.
Helder Barbalho fez o anúncio oficial em Belém.O anuncio oficial do evento foi feito nesta quarta-feira (2), pelo governador Helder Barbalho, em coletiva de imprensa realizada no Parque Estadual do Utinga, em Belém. Na terça-feira, 1°, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar recebeu o produtor e fundador do evento Alejandro Agag e sua equipe técnica. Eles visitaram algumas áreas de Santarém e Belterra que estão no planejamento da rota do evento. Acompanharam o prefeito Nélio Aguiar, Jociclélio Macêdo (Pref. De Belterra), os secretários municipais Diego Pinho (Turismo) e Vânia Portela (Meio Ambiente), os vereadores Henderson Pinto e Mano Dadai, e o coronel Tito comandante do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros.
A comitiva visitou entre outros locais a região do Lago do Jacuruí, área atingida recentemente por um incêndio de grandes proporções, ponta do Cururu e as vilas balneárias de Alter do Chão e Ponta de Pedras. As áreas visitadas estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão.
“É um evento que vai divulgar nossa região para o mundo e que vai movimentar nossa economia em muitos setores, principalmente o turístico”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
O fundador do "Extreme E", Alejandro Agag, explicou que Santarém foi escolhida por seu potencial ambiental e por ter sofrido intensas queimadas recentemente. “Nossa corrida será realizada em Santarém, no estado do Pará, que já foi desmatada e severamente impactada por danos causados pelos incêndios. Nosso objetivo é fornecer apoio, não apenas aos bombeiros profissionais dedicados, mas também aos moradores locais, que não possuem veículos off-road, equipamentos e treinamento especializados, enquanto se esforçam para controlar a situação e proteger suas terras”, declarou Agag.
Em Belém, Helder Barbalho disse que o “Extreme E” não costuma gerar público direto, mas injeta milhões na economia. “Ocorre em áreas mais rurais, como florestas e campos que possam reportar a imagem que se quer chamar atenção. A iniciativa deve trazer um ganho econômico estimado em 50 a 100 milhões de dólares para as localidades onde o evento ocorrer. O nível de repercussão que isso trará ao Estado é absolutamente importante”, declarou o governador.
Para o prefeito Nélio Aguiar, o "Extreme E" será uma vitrine para mostrar o potencial turístico de Santarém e região. “Vai movimentar nossa economia e abrirá as portas para outras propostas de eventos municipais. Nossa bandeira é forte e une sustentabilidade, preservação, conscientização e carrega o nome Amazônia. Agradecemos o empenho e ajuda do nosso governador Helder Barbalho nessa importante articulação que renderá importantes frutos”, finalizou Nélio Aguiar.
O evento - O "Extreme E" é uma competição organizada pela iniciativa privada, com apoio do Governo do Pará e Prefeitura de Santarém. O objetivo é aliar conscientização ambiental, potencial turístico regional e inovações no mercado automobilístico. O evento será transmitido para cerca de 120 canais nacionais e internacionais, alcançando cerca de 200 milhões de expectadores, dos cinco continentes, para que conheçam mais sobre as cidades que recebem a prova. (Com informações da Ag. Pará)