Com o objetivo de promover o desenvolvimento de processos com aplicação de técnicas que visam qualidade e fomento da geração de renda, através da produção de artesanato em argila, será realizada a quarta oficina de artesanato. A atividade iniciará na segunda-feira (08), realizada no Centro Cultural João Fona (CCJF), o público alvo é composto de artesãos e acadêmicos. A oficina será distribuída em dois grupos, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Ressalta-se que no primeiro dia a atividade inícia às 14 horas para maiores esclarecimentos sobre a oficina. Organizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), novamente em parceria do facilitador, o mestre na Arte do Saber Popular, o ceramista santareno Elves de Sousa Costa.
Segundo a Chefe de Seção de Atendimento ao Turista do CCJF, Patrícia Chaves, desde a primeira oficina com a matéria-prima argila, popularmente conhecida na Amazônia como barro, a procura é grandiosa por aprender as técnicas. "A estreia da oficina em argila no mês de janeiro deste ano e principalmente o resultado agradou os participantes. O reflexo aguçou a curiosidade de mais pessoas aprenderem as técnicas na produção com base nas cerâmicas tapajônicas produzidas pelos antepassados indígenas da etnia Tapajó. E prosseguimos as atividades, está na quarta, em cada atividade as peças são diferentes na primeira, as mini réplicas da cerâmica Tapajônica e nesta serão as peças, as urnas mortuárias e de utensílios", explicou.
Prevista a conclusão da oficina de artesanato para o dia 17 de outubro. E o resultado será exibido no período de 18 a 31 de outubro. As peças serão comercializadas na exposição nos valores de R$ 5 a R$ 300.
Mais informações:
Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com