4. Projeto 'Turismo na Escola' contempla a Escola Dom Anselmo Pietrulla
Projeto 'Turismo na Escola' contempla a Escola Dom Anselmo Pietrulla Autor: Desconhecido

Projeto 'Turismo na Escola' contempla a Escola Dom Anselmo Pietrulla

Alunos da Escola Dom Anselmo Pietrulla após conhecer as curiosidades do Encontro das Águas (Foto: Júnior Aguiar)Sensibilizar os alunos da rede municipal de ensino para a importância da preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural, para o desenvolvimento do turismo em Santarém é o principal objetivo do "Projeto Turismo na Escola", desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O educandário contemplado com a 1ª edição do Projeto, neste segundo semestre, foi a Escola Dom Anselmo Pietrulla, localizada no bairro Diamantino.

As atividades do Projeto iniciaram com uma palestra, na quinta-feira (29), e nesta sexta-feira aconteceu o City Tour nos principais Atrativos Urbanos de Santarém. Os educandos, dentre os pontos visitados, receberam informações sobre curiosidades de um dos mais belo ponto turístico da cidade que é o encontro das águas.

A aluna Nicole Fernandes dos Santos (Foto: Júnior Aguiar)A aluna Nicole Fernandes dos Santos destacou sua vivência na visitação dos atrativos. "Gostei muito do passeio. Nem sempre a gente pode passear por aí. Foi a primeira vez que visitei o Centro Cultural João Fona e o Cristo Rei. Gostei de ir na Orla, de ver o Encontro das Águas, muitas vezes passo por ele, quando vou pra casa da minha vó no sítio e sempre me encanto de ver, e no passeio nos falaram o porquê que as água não se misturam. Na palestra falaram que devemos tratar os turistas com respeito, temos que manter a nossa cidade limpa, também temos que agradecer a eles por terem vindo conhecer a nossa cidade, a nossa cultura", explicou.

Aluno Bruno Gabriel Gualberto de Lima (Foto: Júnior Aguiar)Bruno Gabriel Gualberto de Lima comentou que o projeto contribui para conhecer o turismo em Santarém. "Vimos muitas coisas que não tínhamos visto na vida. Já fui muitas vezes na Orla. Vimos o Rio Tapajós, o Encontro das Águas, vimos até um Boto. Foi bom também a palestra, pois nos explicou como é o nosso turismo", destacou.

A professora Maria Liduína Almeida da Silva relatou que o Turismo na Escola complementa na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. "Esse projeto é muito importante, pois com ele unimos a teoria e a vivência, neste caso o turismo, que a gente fala em sala de aula. Abrimos o livro, mostramos uma figura, uma foto, um texto. Você fala de limpeza da cidade, de não jogar lixo, de cuidar do nosso ambiente e quando você sai com eles e tem a oportunidade de mostrar porque que devemos manter limpo o nosso ambiente é algo a mais para a construção de consciência. Muitas vezes eles vão até a Orla, mas nunca tiveram alguém para explicar ali de frente pro Rio, a importância dele para o turismo e para a nossa sobrevivência", disse.Professora Maria Liduína Almeida da Silva (Foto: Júnior Aguiar)

Para o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, a cada realização do Projeto Turismo na Escola acredita-se na relevância do Projeto para a formação das crianças para do turismo no desenvolvimento do município. "Hoje a gestão municipal do Turismo em Santarém trabalha em várias frentes, na formação, através das capacitações, desde a gastronomia até como melhor atender os clientes, mas jamais poderíamos deixar de fora, a construção da consciência das nossas crianças, pois elas, é que serão os protagonistas do desenvolvimento da atividade turística na região, mas para isso, os educandos precisam conhecer e assim perceber o quanto o turismo é importante", frisou.

Os alunos também conheceram o Bosque Vera Paz, o Mercadão 2000, a Feira do Peixe, a Praça da Matriz, o Centro Cultural João Fona e o Cristo Rei-Centro de Artesanato do Tapajós.Alunos no Centro Cultural João Fona (Foto: Júnior Aguiar)