Durante os dias 27 (sexta-feira) e 28 (sábado) de setembro a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), realizou ações de educação ambiental na Escola Nossa Senhora de Nazaré – Rio Arapiuns, localizada na comunidade Cachoeira do Aruã através do Projeto Sala Verde.
Tendo como público crianças de 4 a 12 anos, a equipe iniciou suas atividades durante a manhã do dia 27 com um vídeo educativo sobre o ciclo da água e logo após seguiu-se a apresentação da mascote do Projeto Sala Verde, a Abelhinha, a qual animou a criançada com um aquecimento e várias danças. Uma vez gasta a energia da garotada foi apresentado mais um filme, desta vez um desenho educativo que tratava dos 3 'Rs' (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e logo após isto houve um jogo de perguntas e respostas baseadas no que foi apresentado nos vídeos, os alunos que acertavam ganhavam brindes (lápis ou caneta com decoração artesanal).
“Hoje eu aprendi que devemos preservar a natureza, não provocar queimadas, nem jogar lixo nos rios, porque senão podemos acabar sem as florestas e os animais e sem eles a vida fica muito difícil”, relatou Miquele Alves, aluna da Escola Nossa Senhora de Nazaré – Rio Arapiuns.
Após as atividades, foi a vez das brincadeiras e jogos pedagógicos, com destaque a Trilha Ecológica (jogo desenvolvido pelo Ciam que ensina ações ecológicas aos jogadores conforme o jogo avança) ministrada pela abelhinha e professores, os quebra-cabeças e os jogos de campo como futebol e “queimada”. Ao final da manhã os alunos que participaram das atividades receberam brindes também.
Ainda durante à tarde do dia 27 houve uma palestra, desta vez direcionada a jovens de 12 a 17 anos, sobre as queimadas e seus males à saúde e ao meio ambiente, bem como instruções de como denunciar este crime ambiental. Logo após isto, as crianças menores assistiram a mais um filme educativo, brincaram com a Abelhinha na Trilha Ecológica e com os quebra-cabeças e receberam brindes ao final das atividades.
Para Wallace Sampaio, professor da Escola Nossa Senhora de Nazaré – Rio Arapiuns, ações do governo como o Projeto Sala Verde são de suma importância para o meio ambiente e para a comunidade, uma vez que trazem informação e conhecimento para as crianças e jovens sobre os cuidados com o meio ambiente. “Nós estamos inseridos na floresta amazônica, a maior floresta do mundo, e nesse contexto as queimadas, poluições de rios e desmatamento são extremamente prejudiciais para nós e para a natureza, já que além de prejudicar a nossa qualidade de vida também afasta turistas que vem pra cá para apreciar as nossas cachoeiras, rios e florestas, portanto o governo se mostrar presente pra prevenir esse tipo de situação através da educação como nesse projeto é importantíssimo”, explicou.
Já na manhã do dia 28, crianças de 4 a 8 anos de idade de escolas (Deus é amor, Bela Vista, Nossa Senhora da Conceição, Sagrado Coração de Jesus e Ezequiel Cardoso) de comunidades próximas à região da Cachoeira do Aruã (Bela Vista, Sociedade dos Parentes, Sempre Serve, Igapó-Açu e São Luiz) participaram de ações paralelas do Projeto Sala Verde. Um grupo de crianças assistia a desenhos animados pedagógicos e outro auxiliava no plantio de mudas de Ipê Roxo, Amarelo e Rosa.
Segundo Aerleson José, presidente da comunidade Cachoeira do Aruã, ações de educação ambiental como as desenvolvidas pela Semma na comunidade ajudam muito na preservação ambiental, pois transformam os alunos em agentes multiplicadores, espalhando o conhecimento para suas famílias. “Eu sou muito grato pela presença da prefeitura através do Projeto Sala Verde, até porque hoje a comunidade é um ponto turístico por conta das belezas naturais e por isso devemos sempre cuidar para manter nosso meio ambiente preservado e essa ação de hoje veio para trazer a mensagem da educação ambiental e as crianças com certeza receberam essa mensagem e a espalharão entre seus pais, parentes e amigos”, relatou.