1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Projeto Quelônios nas Águas é sinalizado com placas ambientais pela Semma
Projeto Quelônios nas Águas é sinalizado com placas ambientais pela Semma Autor: Desconhecido

Projeto Quelônios nas Águas é sinalizado com placas ambientais pela Semma

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
"A iniciativa estima que em fevereiro de 2019 sejam soltos aproximadamente 800 filhotes"   É a parti...

"A iniciativa estima que em fevereiro de 2019 sejam soltos aproximadamente 800 filhotes"

 

É a partir de setembro de cada ano que os moradores de Correio do Tapará ficam atentos à desova de quelônios no Lago Kuriquara. A preocupação é por conta dos invasores para a não captura das espécies. Observando essa demanda, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou a instalação de placas ambientais na comunidade na manhã desta terça-feira (18).

João Mário dos Santos, presidente da Associação de Moradores de Correio do Tapará, é uma das lideranças comunitárias que há mais de 5 anos luta pela preservação dos quelônios. Ele, juntamente com os comunitários, desenvolve o Projeto Quelônios nas Águas.

"A iniciativa passou a ter nome de 2012 para cá. Antes, já realizávamos a ação há uns 4 anos. Mas, oficialmente, foi a partir de 2012 que começamos o trabalho de conscientização das famílias", informou João Santos.

Saiba mais...

Incinerados 139 ovos de quelônios apreendidos após denúncia

Operação "Quelônios da Amazônia" resgata 36 tartarugas

Prefeitura visita projeto de proteção de quelônios na várzea de Santarém

 

Vânia Portela, secretária de Meio Ambiente, lembrou que a instalação das placas faz parte de uma série de ações na região de várzea em combate à pesca predatória. Segundo ela, ao longo das operações da Semma já foram realizados resgates de quelônios, malhadeiras e dentre outros materiais.

"São 70 quilômetros de área para fiscalizar, nossa equipe é pequena, os deságios são grandes, mas temos avançado. A pedido da comunidade, viemos fortalecer as intervenções de fiscalização com o apoio de todos", disse Vânia Portela.

Durante o encontro, participaram a coordenadora do Instituto de Pesquisa da Amazônia/Baixo Amazonas (Ipam/BAM), Alcilene Cardoso, e representando a Câmara de Santarém, o vereador Alaércio Cardoso.

É estimado que 800 filhotes de quelônios sejam soltos. A previsão de soltura é para fevereiro de 2019.

Quelônios nas Águas

O projeto, de iniciativa dos moradores da comunidade, é desenvolvido desde 2012 e tem como finalidade contribuir com a preservação de quelônios na região. A busca pela perpetuação desses animais iniciou após os comunitários observarem a diminuição das espécies nos rios e lagos da localidade.

Desde a primeira soltura já foram reintegrados à natureza cerca de 8 mil quelônios. A desova geralmente inicia no mês de setembro, então são retirados os ovos das praias e transpassados para tabuleiros artificiais para protegê-los da ação de pássaros e do homem.

Cada ovo recebe uma identificação com número e data da retirada. Por volta do mês de dezembro começam nascer os filhotes, então são transportados para um tanque e em fevereiro ou março do ano seguinte é feita a soltura nos rios e lagos que banham a comunidade

Crime ambiental

A Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98 prevê que quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização dos órgãos ambientais, receberá multa no valor R$ 5 mil por unidade de animal pego com o criminoso.

Denuncie

As denúncias podem ser feitas a qualquer órgão ambiental ou de segurança, segundo a Lei Federal Nº 140. À Semma, o cidadão pode se dirigir até a sede do órgão ambiental, situada na Av. Silva Jardim, nº 370, bairro Aldeia. Ou ligar para (93) 3522 5452, em horário comercial. A identidade do cidadão será mantida em absoluto sigilo.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.