No final da tarde da última sexta-feira (31), a Orla Fluvial de Santarém se encheu de cores e alegria com o Projeto Pôr do Sol que levou para o espaço muita música com a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e a exposição do fotógrafo Edson Queiróz com informações sobre a essência do Çairé, o rito religioso. A programação que foi considerada positiva e com muita qualidade para quem presenciou o evento.
O projeto da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) foi organizado pelos alunos dos cursos de Cerimonialista e Recepção em Meios de Hospedagem realizado em 8 e 9 de setembro. Os concluintes colocaram em prática as técnicas aprendidas durante o curso.
O evento contou com a parceria do fotógrafo Edson Queiróz que apresentou em fotos a história do Rito Religioso do Çairé, através da exposição intitulada "Resgatando o Çairé. Outro parceiro importante do evento foi a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho que levou um repertório, todo voltado para a musicalidade da Vila Balneária de Alter do Chão.
O Secretário de Turismo, Diego Pinho, ao parabenizar as equipes organizadoras, falou da importância em informar a população dos conhecimentos do Çairé. "Quero aqui parabenizar as equipes organizadoras do evento, a logística, o cerimonial e a infraestrutura e dizer que estou muito feliz com esse resultado, um evento de qualidade. Tivemos a ideia de trazer para um espaço público como esse informações sobre o grande significado do Çairé, que é o Rito Religioso, um dos grandes atrativos turísticos de nosso município, que precisa a cada ano ser valorizado e só valorizamos aquilo que conhecemos. Esse é o nosso desejo trazendo a exposição do fotógrafo Edson Queiróz e a Filarmônica com a musicalidade regional, que está inserida nas canções da Festa."
A servidora pública, Ilciney Maria do Nascimento Lopes, prestigiou o evento e destacou que é um importante meio para divulgar a cultura local. "O Evento está ótimo, poderia ser feito mais vezes. Esse projeto é muito bom, pois divulga a cultura local, anima não só quem tá caminhando na orla e os turistas, mas toda a população da cidade."
Para Diquinho Marinho Pereira, Técnico Piloto de Navegação, estava de passagem por Santarém, aproveitou para assistir as atrações do Projeto e ficou encantado com a programação. "Estou vindo de Porto Velho, indo para Fortaleza e estou gostando muito do evento, o Pôr do Sol é maravilhoso. Sempre quando venho aqui me surpreendo com algo, por isso gosto muito daqui. Pena que não vou estar no Período do Çairé, mas hoje conheci essa cultura do evento que muita gente desconhece".
A concluinte do Curso e coordenadora de uma das equipes, Ariádina Moura, endossou que o esforço de todos os envolvidos na programação é que levou esta edição do Pôr do Sol a um resultado satisfatório. "Estou muito satisfeita em fazer parte da realização deste Projeto. Já trabalho com eventos sociais há um tempo, e adquirir mais conhecimentos na nossa área é muito importante. Nós tivemos todo o apoio entre as equipes, para estar realizando o Pôr do Sol e estamos muito felizes com todo o resultado, com o esforço de cada um, principalmente da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo."
O Projeto Pôr do Sol é um evento que está atrelado ao Turismo de Natureza, pois de acordo com o Plano Encontro, essa modalidade da atividade turística está ligada com o patrimônio natural que é base das ofertas e das demandas turísticas. Na perspectiva da oferta, compreende a utilização sustentável dos elementos naturais, paisagens e ambientes para a prática de atividades turísticas.
Do ponto de vista da demanda, considera-se as viagens em que a natureza (e tudo que ela produz ou a ela se refere) é o principal fator de atratividade e motivação dos turistas, independentemente das práticas e atividades realizadas no local/destino, sejam elas contemplativas ou interativas, de ócio ou que exigem esforço físico, voltadas ao conhecimento ou puramente de lazer e entretenimento.