1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Projeto 'Mãos que costuram sonhos' é lançado oficialmente em Santarém
Projeto 'Mãos que costuram sonhos' é lançado oficialmente em Santarém Autor: Desconhecido

Projeto 'Mãos que costuram sonhos' é lançado oficialmente em Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O lançamento oficial do Projeto "Mãos que costuram sonhos", que oferta o curso profissionalizante de...

O lançamento oficial do Projeto "Mãos que costuram sonhos", que oferta o curso profissionalizante de corte e costura ocorreu na manhã desta terça-feira (1), nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A ação é promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Programa Acessuas Trabalho , em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). 

O curso é uma das capacitações ofertadas pelo Programa de Qualificação Profissional do município de Santarém, que busca a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio da geração de trabalho e renda. Essas mulheres são identificadas e cadastradas pelos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em maior grau de vulnerabilidade e com histórico de trabalho infantil, acompanhada pela equipe técnica da Semtras.

O vice-prefeito, José Maria Tapajós, esteve presente na cerimônia representando o prefeito Nélio Aguiar e comentou sobre o lançamento oficial do projeto. “É um momento para comemoração. Através da Semtras, temos proporcionado vários cursos, um exemplo é este que lançamos hoje que beneficiará diretamente as mulheres. Um governo não pode pensar somente em obra que apareça, a melhor obra é aquela que você investe nas pessoas, como essa por meio da parceria entre o Poder Público e o Ministério Público do Trabalho", lembrou Tapajós. 

A titular da pasta de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, explica que a ideia de criar o projeto "Mãos que costuram sonhos" surgiu a partir de um diagnóstico de acompanhamento psicossocial, realizado diariamente pela Semtras nos oito CRAS de  Santarém.

“Foi através dos acompanhamentos, que nossa equipe técnica realiza diariamente nos CRAS, que podemos ter a noção que realmente há muita fragilidade em relação a qualificação profissional das mulheres.  Nesse sentido, o Programa de Qualificação Profissional do Município de Santarém, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, acredita que esse curso vai proporcionar um excelente aprendizado e consequentemente ajudará a renda  das mulheres”, destacou a secretária.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Tatiana Amormino, afirma que o MPT está sempre disponível em busca de parcerias através de projetos de inclusão econômica, geração de renda, e na inserção produtiva das famílias, principalmente as mulheres em grau de vulnerabilidade econômica e social.

“Uma das missões do Ministério Público do Trabalho é assegurar a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis, assegurando o exercício pleno da cidadania. Nós precisamos buscar alternativas de trabalho para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, estamos proporcionando essa capacitação profissional fazendo com que as mulheres tenham independência financeira e pessoal”, ponderou. 

Um dos objetivo da capacitação será desenvolver as competências relativas à construção de moldes, corte e confecção da peças do vestuário sob medida. O curso terá uma carga horária de 160 horas e exigirá delas conhecimento técnico e prático que transformarão um simples tecido em belas produções de moda. Além disso, o curso mostrará passo a passo de como se tornar uma costureira profissional, oferecendo a oportunidade de trabalhar como autônoma ou para empresas do ramo de confecções, ou até criar sua própria grife.

"É um grande orgulho poder receber em nosso setor físico do Senai essas mulheres que se encontram atualmente em situação de vulnerabilidade social. A área têxtil permite hoje em dia render bons frutos em questão de renda e salário. Para elas, será uma grande oportunidade de mercado de trabalho”, comemora o diretor do Senai Santarém, Peter Rasera. 

Participaram ainda da solenidade de lançamento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Roselene Andrade, além de vereadores da Câmara Municipal de Santarém.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.