1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Projeto Cultura na Comunidade 2019 inicia nesta sexta-feira
Projeto Cultura na Comunidade 2019 inicia nesta sexta-feira Autor: Desconhecido

Projeto Cultura na Comunidade 2019 inicia nesta sexta-feira

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parce...

Organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com as lideranças das comunidades, a edição 2019 do Projeto Cultura na Comunidade estreia nesta sexta-feira (15), a partir das 20h. O projeto foi idealizado para oportunizar os talentos das comunidades, seja na música, na poesia, na dança, no teatro e demais artes. Nos anos de 2017 e 2018, o projeto atendeu 44 comunidades, distribuídos na zona rural e urbana do Município.

Para esta edição estão agendadas 15 comunidades e aberto a receber mais convites de lideranças. O primeiro a receber a ação será o bairro da Esperança, no barracão comunitário, localizado na Avenida Quixadá, esquina com a Avenida Rosa Vermelha.

As atrações do bairro da Esperança serão: a Banda Wilson Fonseca, o Grupo Regional Mocorongo e artistas da comunidade. "A expectativa é grande de avançarmos mais nessa política pública cultural. Inovação deste governo com retornos grandiosos nas diferentes artes. O diferencial deste ano é levar simultaneamente os dois Projetos da Prefeitura de Santarém, o Programa Prefeitura nos Bairros durante o dia e o Cultura na Comunidade a noite. E estamos certos novamente que será sucesso nas comunidade visitadas", explicou o titular da pasta da Cultura do município, Luís Alberto Figueira.

Em reunião na terça-feira (12),  representantes da Semc e das Bandas Musicais Instrumentais do Comando de Policiamento Regional-1 (CPR-1), do 8º Batalhão de Polícia, da Banda Wilson Fonseca e da Filarmônica Municipal alinharam o cronograma de apresentações.

"É um papel de extrema importância para a nossa Banda de Música junto a sociedade fazer esse elo, entre o  Exército Brasileiro e a comunidade. E inserir todas as faixas etárias na arte musical instrumental", analisou o Subtenente do 8º BEC, Jeohanam de Souza.

Para o coordenador da Banda de Música do Comando de Policiamento Regional-1, Subtenente, José Brindeiro, a participação junto ao Projeto é uma estratégia preventiva da Polícia Militar. "Quando participamos de ações sócias educativas e culturais também trabalhamos a prevenção à segurança, através da arte", disse o militar.

O Projeto Cultura na Comunidade é uma das ações do plano de governo do prefeito  Nélio Aguiar que visa a democratização da cultura estabelecendo a frequência de ações culturais na área central e bairros mais afastados, com extensões a comunidades interioranas.

Nos dois primeiros anos de atuação, o projeto alcançou grande êxito. Na edição de 2017 ocorreu a parceria com o Projeto Floresta - Um Piano na Amazônia, da pianista gaúcha Carla Ruaro, que oportunizou a apresentação do Projeto em diversas comunidades da zona rural. Uma viagem pioneira rumo a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns com um único propósito: deixar a população mais perto das artes. O Projeto Floresta resultou em documentário e foi destaque no exterior e continua em evidência em outras localidades do Brasil.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.