Uma piscicultura familiar mais profissional e que possa ser instrumento de desenvolvimento e garantia de segurança alimentar, essas são as bases do Projeto de Revitalização da Piscicultura no Estado do Pará.
A iniciativa financiada pelo Ministério da Integração Nacional e que tem como executora a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), vai beneficiar mais de 800 famílias de 17 municípios paraenses. Santarém está na lista das cidades que integram a ação.
Na manhã desta sexta-feira (23) o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, representou o município no evento que entregou os kits de análise de água que serão repassados aos piscicultores familiares da cidade. Entre os presentes na ocasião estavam o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier e o reitor da Universidade Federal da Amazônia, Marcel Botelho.
Desde o ano passado a Semap vem cadastrando os piscicultores no município, através de levantamento realizado pelo Núcleo de Produção Familiar.
O Projeto de Revitalização da Piscicultura no Estado do Pará é coordenado pelos professores Aderson Lobão e Ivan Furtado. O intento estabelece a realização de cursos de capacitação aos produtores, recuperação/adaptação de viveiros, implantação de tanques-redes e fornecimento de insumos e alevinos aos pescadores.
"Sem dúvida nosso município terá um avanço significativo na atividade da piscicultura. A pesca faz parte do nosso cotidiano amazônico, colabora para a economia do município e também é fundamental na alimentação", explicou Bruno Costa.
Em Santarém, o planejamento, coordenação e execução das ações relacionadas as atividades pesqueiras e aquícolas do município é feito pelo Núcleo de Produção Familiar (Niprof) da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).