Com o objetivo de comemorar o Dia Das Crianças com as que fazem parte do Programa Família Acolhedora (PFA) e promover o Fortalecimento de vínculos entre famílias de Origem e Famílias Acolhedoras, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (semtras), realizou na manhã desta quinta-feira (26) uma programação alusiva a data. Foi um momento de mostrar que acolher é um gesto de amor, de evidenciar a gratidão por tanto afeto dado a crianças e adolescentes que estão inseridas no Programa.
A programação contou com uma interação entre as famílias, e os depoimentos foram muito intensos principalmente das famílias que por um gesto de amor se propuseram a fazer parte do Programa, como foi o caso da senhora Maria Andrade Neves, que inicialmente acolheu duas crianças que após 5 meses foram reintegradas para a família de origem e que há menos de um mês está acolhendo mais três crianças. Ela fez questão de falar dessa doação voluntária em acolher crianças que precisam tanto de amor e de cuidado.
“É um aprendizado e preparação dessas crianças para voltar ao núcleo familiar, eles podem viver uma relação pura entre mãe e filho mesmo que de forma temporária”.
A coordenadora do PFA Altair Miranda, disse que esse momento de Fortalecimento de Vínculos foi muito importante, "as crianças brincaram, ganharam presentes, encontraram suas famílias de origem, e as famílias acolhedoras também puderam socializar com as famílias de origem, um momento de trocas e de garantir que essas crianças e adolescentes estão realmente sendo bem assistidas como um todo”. A coordenadora fez questão de agradecer a equipe que está diariamente recebendo as demandas da justiça e também comemorou que de agosto pra outubro deste ano o programa teve uma adesão de Famílias Acolhedoras em 500%.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, também destacou essa parceria com as famílias, "é tão bonito de ver essas famílias que se dispõem a acolher e a se doarem de forma voluntária, dando um afeto, um cuidado e deixando claro que amor também é desapego".
As Famílias de “origem” passam por alguma situação de Violação de Direitos em decorrência da vulnerabilidade, e por meio judicial elas são encaminhadas para o programa Família Acolhedora que presta um serviço completo de acompanhamento das crianças de 0 a 18 anos e também da família por um período de 6 meses a 2 anos, e após acompanhamento se a família de origem estiver reconstruído esse importante laço familiar ela poderá ter essa criança de volta ao convívio familiar.
Sobre o Programa
O Programa Família Acolhedora, foi implantado no município em março de 2014, ele desenvolve o serviço que proporciona o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O PFA é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), prioriza o acolhimento familiar para que a criança não seja institucionalizada (levada para um abrigo), e o programa visa acolher as crianças num convívio familiar. O PFA passa hoje, por um redesenho em sua estrutura, o que já gerou modificação no quantitativo de atendimentos de Agosto a Outubro desse ano. Até agosto, o máximo de acolhidos/mês foi de 4 e a média 2, o programa já conta com 9 crianças e adolescentes em acolhimento, com 3 em acompanhamento na família de origem, totalizando 12 crianças e adolescentes em atendimento pela equipe técnica.
É importante destacar que o PFA atende tanto a Família Acolhedora quanto a de origem, o que dobra o quantitativo de atendidos e denota o crescimento de mais de 500% desde seu redesenho. Atualmente o PFA conta com 11 famílias ativas, 9 famílias dispostas a Acolher, 7 estão em processo de Acolhimento e 12 estão propensas ao cadastro o que comprova que o Programa vive seu melhor momento já que em comparação com os números de 2016 o avanço a ascensão é comprovada.