4. Profissionais da saúde de Santarém participam de curso de preceptoria no SUS do Ministério da Saúde
Profissionais da saúde de Santarém participam de curso de preceptoria no SUS do Ministério da Saúde Autor: Desconhecido

Profissionais que atuam na Atenção Básica em Santarém, estão participando de curso de aperfeiçoamento disponibilizado através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês. O curso de Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS) é promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL) e é voltado a médicos e enfermeiros que atuam no sistema público de saúde.

A abertura do programa em Santarém aconteceu na manhã de quarta-feira (15), nas dependências da Universidade do Estado do Pará (Uepa), através de uma teleconferência simultânea de abrangência nacional e que foi transmitida a 6 regiões brasileiras, em 40 municípios. Além da teleconferência, a abertura do programa contou ainda com uma videoconferência sobre Formação Profissional no SUS, com o Prof. Dr. Gastão Wagner de Souza Campos, da Unicamp.

O programa tem aulas de EAD (Educação A Distância) e presenciais, por meio de teleconferências, sendo que as reuniões são mensais. Até esta sexta-feira (17), os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, que foram selecionados por meio de processo seletivo interno, estarão passando por aulas presenciais com a facilitadora de aprendizagem dos cursos de especialização do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Patrícia Leal.

O intuito do programa é capacitar preceptores, ou seja, pessoas incumbidas de acompanhar e orientar a educação dos demais, repassando os conhecimentos adquiridos para orientar a organização das práticas voltadas à construção de um cuidado integral, eficiente, efetivo e seguro, pautado pela garantia de acesso, continuidade e qualidade da atenção à saúde.

Segundo Patrícia Leal, a ideia é melhorar a formação dos profissionais no atendimento aos pacientes do SUS, buscando facilitar o processo de aprendizagem, promovendo o pensamento crítico e reflexivo. "O foco é formar e qualificar esses profissionais para que eles consigam desenvolver a formação dos demais, atendendo as necessidades do SUS e possam produzir um cuidado mais qualificado e pautado nos princípios do Sistema Único de Saúde", explica.

A coordenadora da Divisão Técnica (DT) da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Maria do Desterro Liberal afirma que a Secretaria Municipal de Saúde investe e apoia iniciativas como esta, pois além de ser uma excelente oportunidade para os que atuam na promoção da saúde da população, também permite educação continuada e permanente desses agentes. "Essas qualificações são de suma importância para manter o atendimento de qualidade no sistema público de saúde e traz um impacto positivo tanto no serviço em si quanto na formação pessoal desses profissionais", ressalta.

O curso de Especialização em Preceptoria no SUS faz parte do projeto Gestão de Programas de Preceptoria no SUS - DGPSUS, aprovado para o triênio de 2018-2020. Construído junto com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), teve início nesta data e vem disponibilizando 950 vagas para capacitação de profissionais em todo o Brasil.