Profissionais que atuam na Atenção Básica em Santarém, estão participando de curso de aperfeiçoamento disponibilizado através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês. O curso de Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS) é promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL) e é voltado a médicos e enfermeiros que atuam no sistema público de saúde.
A abertura do programa em Santarém aconteceu na manhã de quarta-feira (15), nas dependências da Universidade do Estado do Pará (Uepa), através de uma teleconferência simultânea de abrangência nacional e que foi transmitida a 6 regiões brasileiras, em 40 municípios. Além da teleconferência, a abertura do programa contou ainda com uma videoconferência sobre Formação Profissional no SUS, com o Prof. Dr. Gastão Wagner de Souza Campos, da Unicamp.
O programa tem aulas de EAD (Educação A Distância) e presenciais, por meio de teleconferências, sendo que as reuniões são mensais. Até esta sexta-feira (17), os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, que foram selecionados por meio de processo seletivo interno, estarão passando por aulas presenciais com a facilitadora de aprendizagem dos cursos de especialização do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Patrícia Leal.
O intuito do programa é capacitar preceptores, ou seja, pessoas incumbidas de acompanhar e orientar a educação dos demais, repassando os conhecimentos adquiridos para orientar a organização das práticas voltadas à construção de um cuidado integral, eficiente, efetivo e seguro, pautado pela garantia de acesso, continuidade e qualidade da atenção à saúde.
Segundo Patrícia Leal, a ideia é melhorar a formação dos profissionais no atendimento aos pacientes do SUS, buscando facilitar o processo de aprendizagem, promovendo o pensamento crítico e reflexivo. "O foco é formar e qualificar esses profissionais para que eles consigam desenvolver a formação dos demais, atendendo as necessidades do SUS e possam produzir um cuidado mais qualificado e pautado nos princípios do Sistema Único de Saúde", explica.
A coordenadora da Divisão Técnica (DT) da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Maria do Desterro Liberal afirma que a Secretaria Municipal de Saúde investe e apoia iniciativas como esta, pois além de ser uma excelente oportunidade para os que atuam na promoção da saúde da população, também permite educação continuada e permanente desses agentes. "Essas qualificações são de suma importância para manter o atendimento de qualidade no sistema público de saúde e traz um impacto positivo tanto no serviço em si quanto na formação pessoal desses profissionais", ressalta.
O curso de Especialização em Preceptoria no SUS faz parte do projeto Gestão de Programas de Preceptoria no SUS - DGPSUS, aprovado para o triênio de 2018-2020. Construído junto com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), teve início nesta data e vem disponibilizando 950 vagas para capacitação de profissionais em todo o Brasil.