Mais de trezentos gestores, coordenadores e pedagogos das áreas urbanas e regiões de Planalto e Rios participaram de uma capacitação ministrada pela equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) visando o Enfrentamento ao Trabalho Infantil nos dias 2 e 3 de abril.
Coordenadora Carise Pedroso"Desde fevereiro estamos buscando parcerias importantes para que possamos ampliar nossas ações de identificar os casos de trabalho infantil. Mais de 500 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) das áreas urbanas e rurais foram capacitados para que nos ajudem com essa identificação. Agora tivemos a oportunidade de esclarecer para os gestores e pedagogos sobre a importância em nos ajudar observando como crianças e adolescentes estão na sala de aula, se a aprendizagem delas está sendo prejudicada por conta de estarem sendo expostas ao trabalho infantil. Nosso principal objetivo é proteger nossas crianças e adolescentes para que tenham seus direitos garantidos e que apenas na hora certa tenham a responsabilidade de trabalhar. Por enquanto, elas devem viver as etapas da vida, brincando e estudando", observou a coordenadora do Aepeti Carise Pedroso que citou a campanha 'Diga NÃO ao Trabalho Infantil. Diga SIM ao Futuro com Aprendizagem!', desenvolvida pela Prefeitura de Santarém para trabalhar no enfrentamento do trabalho infantil.
A assessora de Rios da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Gedalbe Pereira da Silva destacou que já era um anseio obter mais informações a respeito do que é realmente considerado trabalho infantil e o que fazer quando identificado. "Como nossos profissionais estão diariamente na sala de aula, eles conhecem a rotina dos estudantes e também podem ajudar a equipe da Aepeti com os esclarecimentos necessários para a população. Nós observamos que todos estiveram bem atentos as informações repassadas pela equipe e consideramos muito importante esse trabalho de enfrentamento ao trabalho infantil."
A região de rios subdivide-se em 5 sub-regiões: Várzea, Arapixuna, Arapiuns, Lago Grande e região do Tapajós.
Leia também: