Visita fez parte do projeto ″A Influência da cultura afrodescendente nas crianças das Umei’s″Pelo menos 45 professoras e pedagogas das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei's) Prainha e Salvação e Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire participaram durante a tarde do último sábado (09) de uma visita ao quilombo Bom Jardim, localizado na Rodovia Estadual Santarém Curuá-Una. A visita teve o intuito de proporcionar as educadoras uma experiência in loco de conhecimento a cultura afrodescendente para posteriormente repassar com maior propriedade em sala de aula o assunto e história deste povo tradicional para as crianças.
Dia da consciência negra é celebrado em 20 de novembro e busca resgatar a valorização étnico-racial destes povos"Quando eu apresentei a ideia para minhas colegas elas abraçaram, pediram para participar e nós resolvemos abrir o projeto para que outras educadoras tivessem a mesma experiência que nós. E foi uma experiência incrível, fizemos a visitação na escola, nas residências e conhecemos um pouco da história dos povos quilombolas. Foi uma experiência muito válida e com certeza ajudará e muito no desenvolvimento com nossas crianças dentro de sala de aula", afirmou a coordenadora da Umei Prainha Maíla Aguiar.
O projeto denominado "A Influência da cultura afrodescendente nas crianças das Umei's" é em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em dia 20 de novembro.Modo de vida tradicional é uma marcante característica dos povos quilombolas do Baixo Amazonas